5 benefícios da Cloud Computing para o seu Ecommerce

Apesar de ser um conceito relativamente novo, o E-commerce já é uma realidade no segmento varejista brasileiro. Segundo dados disponibilizados pela Opinion Box, empresa referência em pesquisas de mercado, mais de 70% dos brasileiros compram predominantemente online, e para garantir uma experiência segura, é necessário aliar a tecnologia a este processo.  

E é nesse momento que os benefícios da Cloud Computing no E-commerce se tornam extremamente necessários! Ainda segundo a pesquisa, mais de 62% das empresas do setor acreditam que suas infraestruturas precisam de otimizações.  

A computação em nuvem permite o acesso remoto a armazenamentos de arquivos e processamento de dados por meio de uma conexão com a Internet. E para o E-commerce, que lida diariamente com enormes quantidades de dados, o uso dessa tendência implica em processos seguros e com alta disponibilidade. 

Quer entender melhor como essa tendência pode ser vantajosa para o comércio virtual? Então continue a leitura conosco, pois nesse artigo iremos destacar cinco principais benefícios da Cloud Computing no E-commerce.  

Confira!  

5 benefícios da cloud computing no E-commerce  

1 – Suporte durante os picos de demanda 

Para o E-commerce, uma das principais vantagens da adesão da Cloud Computing é a sua alta disponibilidade. Este fator garante que o seu negócio não fique off-line durante um aumento de visitas e atividades dentro do seu site, evitando assim possíveis prejuízos.  

A escalabilidade dessa tecnologia permite uma alta qualidade do servidor em se adaptar a diferentes tráfegos ao longo do dia. Como, por exemplo, em um horário que o site não possui muitos acessos, o ambiente não precisa estar operando em plena capacidade.  

Assim, o servidor apenas aumentará o seu poder de processamento em dias de maior tráfego, e por isso ele também auxilia na diminuição dos custos, uma vez que não exige uma operação de 24 horas em alta potência.  

2 – Economia de custo significativa 

A cloud computing é um serviço que pode ser adotado por empresas dos mais variados portes de mercado, isso porque ela é uma solução customizável, cabendo no orçamento de grandes, médias e pequenas lojas virtuais.  

A economia de custo pode ser visualizada em diferentes aspectos, o E-commerce pode economizar não só pagando somente pelos serviços utilizados, mas também na isenção de investimentos em compras de equipamentos, atualizações de softwares e manutenções dos servidores.  

No final das contas, você vai descobrir que é muito mais barato manter uma base de dados e utilizar os serviços de um provedor na nuvem. Logo, o preço acessível e a escalabilidade flexível tornam os serviços de Cloud Computing mais econômicos e eficientes para esse segmento de mercado. 

3 –Maior segurança para os dados e operações 

A Check Point Research (CPR) divulgou que em 2021 o Brasil registrou um aumento de 77% em relação a ciberataques. Com essa alta taxa, as lojas virtuais não podem se dar ao luxo de estarem vulneráveis a possíveis roubos e sequestro de dados dos seus clientes.  

Com a adesão ao Cloud Computing, você não terá que lidar com problemas que afetem o desempenho do seu servidor, e muito menos se preocupar que suas operações comerciais sejam interrompidas.  

Isso porque a hospedagem é realizada separadamente e replicada por diversos servidores, garantindo o pleno funcionamento da loja virtual, mesmo quando um dos servidores sofre algum dano ou ataque. 

4 –Maior acessibilidade e mobilidade para as operações 

Com a Cloud Computing, você pode ter acesso ao seu sistema por meio de qualquer dispositivo móvel (smartphone ou tablet) e através de qualquer navegador web reconhecido. 

Esse benefício se destaca em um mundo pós-pandemia, no qual o trabalho remoto é cada vez mais comum, permitindo que você não precise estar em um ponto fixo para realizar as operações da sua loja virtual. 

Assim, o E-commerce passa a ser um site responsivo, que permite que fornecedores, distribuidores e outros parceiros possam: 

  • acessar o sistema e verificar as demandas e as faturas de forma autônoma; 
  • programar pedidos; 
  • eliminar a burocracia; 
  • acelerar os processos.  

5 – Foco em ações estratégicas  

Com a contratação de um servidor externo, a sua equipe não precisará mais desgastar tempo e esforços se preocupando com manutenções e atualizações de sistemas.  

Agora, o foco do time passa a ser ações estratégicas, que tragam diferenciais para a marca. Desde aplicação de modelos de gestão mais efetivos, como, por exemplo, melhores práticas para a experiência do usuário, um fator que afeta diretamente a jornada de compra do cliente.  

Conclusão 

Como podemos perceber, a Cloud Computing proporciona uma longa lista de benefícios para as operações do E-commerce, principalmente em um cenário de grande adesão de lojas virtuais hospedadas em nuvem. 

Essa tendência faz com que as empresas desenvolvam uma vantagem competitiva, agregando mais profissionalismo em suas infraestruturas, uma vez que a hospedagem e nuvem influenciam a adesão de outras tecnologias, como o Omnichannel, o Deep Learning e até mesmo a Internet da Coisas (IoT).  

Quer conhecer mais sobre o tema? Então venha conhecer os 4 mitos sobre a Cloud Computing!