Mudanças no ambiente cloud: nuvem privada ganha força novamente. Entenda! 

O que acha de conferir este conteúdo em áudio? Basta clicar no play abaixo!

No universo empresarial, cada negócio tem suas dificuldades, oportunidades e prioridades. Por isso, é preciso entender e adaptar o ambiente cloud a todos esses critérios e diferenciais.  

Nos últimos meses, um cenário vem se solidificando no mercado: o retorno para a nuvem privada e para o on-premise. Ou seja, depois da rápida expansão e migração para a nuvem, várias organizações estão recalculando suas rotas. 

A questão é: por que isso está acontecendo? Diversos fatores contribuem para o retorno dos servidores locais e da nuvem privada. Continue conosco e entenda melhor! 

Ambiente cloud é tendência, mas requer estudos e personalização 

Mesmo não sendo um recurso novo, a Cloud Computing segue dando o que falar entre gestores e empresários. Afinal, ela proporciona vantagens competitivas importantes a qualquer organização. 

Um estudo promovido pela F5, intitulado de State of Application Strategy, concluiu que 85% dos entrevistados estão empenhados em otimizar a gestão e a segurança de suas aplicações em diferentes ambientes: nuvem privada, Edge Computing e nuvens públicas.  

Mas, é preciso ter cautela para não cometer erros antes, durante e após a migração. Caso contrário, os resultados alcançados podem não agradar. 

Atraídos pelos inúmeros diferenciais da Cloud Computing, muitos gestores decidiram transferir suas operações para a nuvem, principalmente a pública — que exige menos investimentos. Após essa euforia, ficou evidente que a jornada para a nuvem é um processo complexo e deve ser personalizado

O retorno da nuvem privada e do on-premise: o que você precisa saber sobre esse cenário? 

Após o “boom” da nuvem pública, as empresas começaram a avaliar seus prós e contras para adaptar suas estratégias. Aliás, isso é ainda mais evidente no mercado financeiro.  

O estudo da F5 observou o aumento de 168% no número de instituições bancárias trocando a nuvem pública pela privada e híbrida ou repatriando suas aplicações. 

Além disso, ao compararmos a pesquisa de 2018 com a de 2022/2023, é possível perceber uma mudança no ambiente cloud: 

  • 2018: 50% das aplicações eram implementadas na nuvem púbica; 
  • 2022/2023: apenas 15% dos sistemas estão sendo implementados na nuvem pública.  

Diante do novo contexto, surge a dúvida: o que está provocando essa reviravolta no ambiente cloud? Podemos citar alguns motivos para o retorno do on-premise e da nuvem privada, mas os principais são: 

  • Falta de clareza sobre os custos; 
  • Necessidade de mais controle sobre aplicações e dados; 
  • Demanda por flexibilidade; 
  • Segurança em ambientes multicloud

Equilíbrio: a solução para extrair o máximo do ambiente cloud 

A pandemia impulsionou diversos processos, tecnologias e transformações ao redor do mundo. Aliás, a migração para a nuvem pública é um dos exemplos mais importantes disso. 

Muitas empresas precisaram aderir à Cloud Computing e fizeram isso por meio do modelo público. Agora, a tendência envolve adaptações para encontrar o perfeito equilíbrio entre a nuvem pública, privada e os servidores locais. 

Vale destacar que, até mesmo instituições financeiras que já nasceram digitais, estão recorrendo à nuvem privada. Entretanto, identificar e classificar quais dados devem ser direcionados para cada um desses ambientes é desafiador.  

Lembrando que garantir os mesmos controles e níveis de Segurança da Informação de um ambiente 

On-premise é uma das maiores demandas dos gestores atuais. 

Como superar os obstáculos e aproveitar os benefícios da nuvem? 

Se o seu negócio está lidando com o mesmo cenário, precisa entender que a raiz dos problemas é a falta de planejamento. Por isso, qualquer passo precisa ser muito bem avaliado, inclusive a transferência para uma nuvem privada, para servidores locais ou adesão à multicloud. 

Pensando nisso, gostaríamos de destacar algumas boas práticas que ajudam a superar os obstáculos ao longo desse processo: 

  1. Tenha uma estratégia de nuvem abrangente antes de trocar de ambiente; 
  1. Atualize sua estratégia sempre que necessário; 
  1. Alinhe a necessidade do ambiente cloud aos objetivos do negócio.  

Além disso, é indispensável contar com parceiros estratégicos. Escolher quem será o responsável por armazenar e garantir a segurança de seus dados e aplicações é uma das decisões mais importantes de todo esse processo. 

Quando falamos em armazenamento de dados, inúmeros fatores precisam ser considerados. Lembrando que, mesmo optando por servidores locais, é possível economizar sem perder segurança com o Colocation — uma estratégia que se assemelha ao aluguel de infraestrutura digital. 

No caso da Cloud Computing, escolha uma empresa capaz de trabalhar com diversos provedores de nuvem e que garanta a completa e eficiência conectividade aos seus dados. Seguindo essas dicas, você terá uma estratégia coerente com as necessidades de sua empresa e potencializa seus investimentos no ambiente cloud.  

O blog da Ascenty está repleto de conteúdos que te ajudam nessa jornada. Para começar, veja porque sua empresa precisa de uma solução de interconexão de Data Center com a nuvem!