5 sinais de que seus equipamentos não são mais suficientes para armazenar dados

As empresas recolhem quantidades cada vez maiores de dados para obterem informações relevantes para uma tomada de decisão mais estratégica. O problema é que nem todas as empresas são capazes de gerir tais operações complexas por conta própria. Muitas delas estão lutando para ampliar suas capacidades de armazenar dados, uma vez que estão atingindo o limite.

Possivelmente, a sua empresa esteja passando por isso. Então, desenvolvemos este post para você saber reconhecer cinco sinais de que seus equipamentos não são mais suficientes para armazenar dados. Acompanhe!

1. Necessidade de comprar novos equipamentos
Se o gerenciamento de dados interno começa a exigir novos equipamentos devido ao espaço limitado, eles deixam de ser estratégicos e perdem a atratividade econômica para a empresa. Além disso, pode demandar um quadro maior de pessoal para gerenciar os dados de forma eficiente e realizar as manutenções necessárias dos equipamentos. No geral, os custos com aquisição de novos equipamentos, contratação de profissionais, manutenções e atualizações ficarão altos demais para a empresa sustentar exigindo alternativas mais eficientes e economicamente atrativas.

2. Perda de eficiência e segurança
Não é só a falta de espaço para o armazenamento de dados que gera desafios para o gerenciamento de TI (Tecnologia da Informação). Muitos servidores, quando se aproximam do limite de sua capacidade atingem também um limite operacional tornando os processos instáveis. Alguns sinais de falha são as quedas frequentes do sistema, lentidão operacional e falhas de configuração. Tudo isso pode representar um grande risco para a empresa, uma vez que a segurança dos dados fica comprometida.

3. Necessidade de atualizações constantes
As exigências de segurança crescem na mesma velocidade em que os hackers se atualizam. Já manter um servidor atualizado, apesar de necessário, pode sair muito caro para a empresa. Outra situação que pode exigir atualizações para versões mais completas é a necessidade da integração de dados para o acesso por meio de dispositivos móveis. Os equipamentos de TI possuem um ciclo de vida curto devido ao rápido avanço tecnológico demandando atualizações para versões cada vez mais completas e flexíveis.

4. Necessidade de contratar profissionais especializados
Redes de armazenamento de dados são infraestruturas complexas para se construir e manter. Muitas empresas não possuem as habilidades necessárias para operar de forma eficiente. Se você não tem os conhecimentos necessários ou um profissional de competência para isso, poderá se ver diante de um grande desafio no gerenciamento de dados forçando a contratação de especialistas para a função. Essa ação também pode sair cara para a empresa em comparação com as alternativas existentes no mercado.

5. Quando a conformidade regulatória é necessária?
Armazenar grandes quantidades de dados representa uma tarefa cada vez mais complexa. Isto se dá em parte devido as exigências legais referentes ao sigilo e proteção das informações dos dados pessoais e bancários dos clientes e outras pessoas envolvidas. Quando manter esse padrão de conformidade começa a demandar altos recursos, a estrutura de equipamentos montadas para o gerenciamento de dados interno torna-se inviável para a empresa.

Uma das Soluções para tudo isso pode ser a terceirização de infraestrutura de TI por meio da Cloud Computing, que fornece às empresas um espaço necessário e flexível para poder expandir suas operações de forma sustentável sem colocar em risco a segurança dos dados. Além disso, deixam de assumir custos com aquisições de equipamentos, atualizações e manutenções deles, contando com profissionais altamente treinados e capacitados, que podem fazer a gerência do seu ambiente, utilizando todas as melhores práticas de mercado.