As 5 razões principais razões para adotar o colocation no seu negócio

Que tal ouvir o nosso conteúdo?

A escalada de importância dos dados na rotina das empresas foi um dos principais movimentos de mercado dos últimos anos. Estruturados ou não, são eles que alimentam toda estratégia de empresas que buscam crescimento constante. Porém, possuir um banco de dados não é fácil e nem barato. Por isso, vamos explicar algumas razões para adotar o colocation em sua empresa!

De forma simples, o colocation é um serviço de aluguel de toda infraestrutura de data centers.

Assim, o cliente instala o seu servidor na infraestrutura alugada e a partir dela consegue realizar todas as suas operações diárias, sem maiores necessidades de gastos significativos com espaço físico, equipe dedicada, energia, manutenção e muito mais.

Ainda não está familiarizado com a solução e quer entender como ela pode ajudar sua empresa a ter performance e, ao mesmo tempo, reduzir custos? Continue a leitura desse artigo!

Como o colocation expande o seu Data Center


O que todo planejamento estratégico corporativo, daqui para frente, terá em comum? Os dados.

Segundo a reportagem da Folha de São Paulo, a Indústria 4.0 pode gerar economia de R$73 bilhões ao ano. E um dos fatores que diferenciam as empresas 4.0 (ou seja, que estão totalmente inseridas no mundo digital) é seu trato com os dados.

Se antes eles eram ignorados, quase que considerados como uma “carga desnecessária”, hoje em dia o panorama é outro. Dados são coletados e analisados com o objetivo de encontrar neles respostas para várias questões: melhorias de serviço ou produto, otimização da comunicação e a promoção de uma melhor experiência para o cliente.

No entanto, essa relação tão benéfica possui seus custos. Armazenar dados é um desafio que vai muito além de custos, mas também significa atenção à Segurança da Informação e à performance do sistema.

É preciso garantir funcionamento ininterrupto e prevenção avançada contra falhas e brechas no sistema.

Servidores custam muito dinheiro: além de local específico (com temperatura controlada, por exemplo), é preciso de pessoal especializado para administrar os recursos e realizar as manutenções necessárias.

Além disso, normalmente as empresas se veem em uma encruzilhada quando é preciso expandir a capacidade de seus bancos de dados e estruturas de armazenamento. Além de maior espaço físico, demandas energéticas e profissionais também aumentam, impactando o orçamento da empresa.

Por isso, as razões para adotar o colocation são tão atraentes para as empresas. Com ele, é possível realizar toda gestão da infraestrutura sem se preocupar com questões tão operacionais, já que o provedor oferece todos estes serviços.

Assim, sua empresa tem na mão a oportunidade para manter um banco de dados cuja infraestrutura seja escalável, segura e estável, possibilitando maior produtividade e crescimento!

As principais razões para adotar o colocation em seu negócio

Afinal de contas, quais os benefícios que o colocation traz para sua empresa?

De forma prática, o serviço de colocation permite que o cliente gerencie seu próprio servidor, adequando-o para as suas necessidades, antes de enviar ao provedor do serviço.

Entre outros benefícios, destacam-se também:

1.     Suporte 24×7

Uma das preocupações das empresas com o serviço de colocation é o suporte. Afinal, ele estará apto a garantir atendimento em horários comerciais e nos plantões da empresa, caso haja falhas ou dúvidas?

A resposta é sim! Uma das principais razões para adotar o colocation na empresa é que o suporte prestado pela provedora é constante, 24 horas e 7 dias por semana, mantendo a infraestrutura que hospeda suas operações asseguradas.

2.     Redundância

Garantia por redundância, conectividade de alto nível e ambientes ininterruptos é uma das razões para adotar o colocation que mais atrai as empresas.

Muitas vezes, no ambiente corporativo, manter a conexão de rede, a estabilidade do banco de dados e da rede elétrica é um desafio. No entanto, a redundância é um dos diferenciais do colocation, já que mantém seu banco de dados disponível com base nos níveis de serviços acordados.

3.     Segurança

A segurança da informação é uma obrigação para qualquer provedor de serviços de Data Center. Uma das razões para adotar o colocation na empresa é que toda infraestrutura conta com máxima proteção.

Além das questões de acesso controlado ao ambiente físico, serviços de AntiDDoS (Proteção contra ataques de negação) são ofertados para evitar que ataques afetem a disponibilidade dos serviços, além disso o provedor de Colocation também garante toda segurança contra falhas na rede elétrica e na conectividade do ambiente.

4.     Escalabilidade

Um crescimento escalável é o que todos os negócios buscam.

No entanto, atingir esse patamar exige um diferente planejamento de negócios. Porque, com o crescimento, a demanda por mais recursos e capacidades do ambiente digital e do banco de dados só aumenta.

Uma das razões para adotar o colocation na empresa é que é muito mais fácil — e barato — aumentar sua largura de banda ou de espaço físico para alocação de mais equipamentos. Basta solicitar ao provedor de Colocation.

Os custos são bem menores que em uma solução localizada, que exigiria investimentos de espaço, equipamentos, conectividade e muito mais.

5.     Redução de custos

Como mencionamos, a redução de custos é uma das principais razões para adotar o colocation na empresa.

Para a administração, gastos com equipamentos, pessoal, manutenção, segurança da informação e possíveis expansões de capacidade são praticamente anulados.

Outro ponto positivo da redução de custos está em relação ao seu setor de TI: sem arcar com as questões operacionais do banco de dados, seu tempo pode ser otimizado em tarefas que agreguem valor ao negócio.

São inúmeras as razões para adotar o colocation no seu negócio. A solução é perfeita para quem busca crescimento escalável, segurança e estabilidade de conexão. Assim, você e sua equipe têm total acesso aos dados mais importantes para sua empresa se desenvolver.

A Ascenty é a maior empresa de Infraestrutura de Data Centers da América Latina. Toda expertise pode ajudar sua empresa com uma solução exclusiva de Colocation. Quer entender como ela se encaixa em seu negócio? Fale conosco!