Ascenty alcança novos marcos em sustentabilidade e governança corporativa com resultados de ESG em 2023

Relatório detalha compromissos com práticas sustentáveis e inovações em infraestrutura verde, reforçando a liderança da empresa no setor de data centers

A Ascenty, empresa da Digital Realty e da Brookfield e líder em serviços de data centers e conectividade na América Latina, anuncia o lançamento de seu Relatório de Sustentabilidade 2023, destacando seu compromisso com práticas ambientais, sociais e de governança (ESG). Em 2023, a Ascenty passou a integrar o Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas) no Brasil, tornando-se a única empresa latino-americana de data centers signatária desta que é a maior iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa do mundo. O relatório detalha as iniciativas e certificações que consolidam a Ascenty como uma referência em sustentabilidade e inovação no setor de data centers.

Exemplos desse compromisso são as certificações ISO 14001 e 45001, entre as mais de 15 normas conquistadas pela empresa. Ao todo, seus 24 data centers em operação somam mais de 200 certificações. Em 2016, a Ascenty tornou-se a primeira empresa de data centers a receber a certificação ISO 14001, que estabelece requisitos para a correta implantação e operação de um sistema de gestão ambiental sustentável. Em 2022, a empresa reafirmou seu pioneirismo no setor de data centers brasileiro ao ser certificada por suas práticas de excelência em segurança e saúde ocupacional com a ISO 45001.

Compromisso Ambiental

No contexto ambiental, a Ascenty, há três anos, se compromete com um marco significativo: o de zero emissão do Escopo 2 para o Brasil e Chile. Isso significa que não há emissões de gases de efeito estufa, uma vez que 100% da energia utilizada nos data centers da Ascenty nestes países provêm de fontes renováveis. Este marco é comprovado pelos  certificados iRECs (sigla em inglês para Certificado Internacional de Energia Renovável) que a Ascenty recebeu ao longo dos anos e que garantem a rastreabilidade da energia renovável utilizada. No caso do México, a meta é alcançar 100% da utilização de energia elétrica renovável em 2024.

As demais emissões, como dos geradores e da sua frota de veículos, são também neutralizadas em 100% através da aquisição de créditos de carbono de programas de compensação.

Desde o princípio, a companhia adotou projetos de data centers que não consomem água, utilizando centrais de água gelada em circuito fechado. Como resultado, o WUE (Water Usage Effectiveness) dos data centers da Ascenty é igual a zero. Ele quantifica a eficiência do uso de água pela infraestrutura do data center para resfriamento em relação à energia consumida pelo equipamento de TI. Na Ascenty, portanto, a água é utilizada apenas para uso humano, higiene e limpeza,  sendo monitorada mensalmente com planos de ação para qualquer desvio.

Eficiência Energética

A empresa alcançou um índice PUE (Power Usage Effectiveness) de 1,41 em 2023, abaixo da média do mercado, de 1,6, o que evidencia sua eficiência energética. Além disso, 100% da iluminação dos data centers é em LED, e o Data Center de São Paulo possui uma planta de geração de energia fotovoltaica.

Responsabilidade Social

No pilar social, a Ascenty se destacou por promover um ambiente inclusivo e diverso. A representatividade feminina aumentou para 24% da força de trabalho, e 40% dos colaboradores são pessoas não brancas, refletindo um compromisso contínuo com a diversidade e inclusão. A empresa também investiu significativamente em treinamentos e desenvolvimento, resultando em um acréscimo de 92% no número de horas de treinamento por colaborador em relação ao ano anterior.

Governança Corporativa

Em termos de governança corporativa, a Ascenty foi reconhecida com o Selo Ouro no Programa GHG Protocol, um atestado de seu compromisso com a redução da pegada de carbono. A empresa também manteve rigorosos padrões éticos, avaliando 100% de suas operações quanto a riscos relacionados à corrupção e comunicando 100% de seus parceiros de negócios sobre seus procedimentos de combate à corrupção.

Em 2023, foram investidos R$1,085 bilhão (U$217 milhões de dólares) em infraestrutura, TI, saúde e segurança, meio ambiente, auditorias e certificações, demonstrando o compromisso contínuo da Ascenty com a expansão responsável e o aprimoramento de suas operações.

Gustavo Sousa, Presidente Executivo da Ascenty, comentou sobre os resultados: “2023 foi um ano de muito crescimento e desafios para o setor de data centers. Mantivemos nosso compromisso de cuidar da infraestrutura que dá suporte às informações e promover um desenvolvimento sustentável, justo e ético. Nosso relatório apresenta os resultados de nossos esforços e reafirma nosso compromisso com as práticas ESG”.

Para saber mais informações sobre o Relatório de Sustentabilidade 2023 da Ascenty, acesse aqui.