Ascenty e NIC.br realizam novos investimentos na região de Vinhedo para expandir o mercado de interconexão

O novo ponto de interligação de redes está localizado no data center da Ascenty em Vinhedo, o maior da América Latina, e beneficia o interior do estado de São Paulo

A Ascenty, empresa líder em colocation na América Latina, com 28 data centers no Brasil, Chile e México – sendo 19 em operação e nove em construção – anuncia um novo ponto de interligação de redes na região de Vinhedo, interior de São Paulo. O investimento foi realizado em conjunto com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), que mantém e opera o IX.br, projeto referência em infraestrutura para a interconexão direta entre redes em regiões metropolitanas. O volume agregado total de tráfego é da ordem de 22 Tb/s, disponibilizando melhora de qualidade e redução de custo das trocas de tráfego na Internet.

O projeto resulta na extensão do IX.br de São Paulo – onde já existe um ponto de interligação de redes (PIX) com o data center São Paulo 2 da Ascenty – para dentro do campus da Ascenty em Vinhedo.

O foco da Ascenty em infraestrutura e conectividade foi essencial para a criação do novo ponto de presença do IX.br. Além de ter 5.000 km de rede de fibra óptica proprietária conectada às estações de cabo submarino em Fortaleza, Rio de Janeiro e Praia Grande (SP), a Ascenty é “carrier neutral” e garante que seus clientes tenham acesso direto a inúmeras operadoras de telecomunicação em seus data centers.

“A nova estrutura do IX.br em Vinhedo é um passo importante para a expansão da Ascenty em termos de infraestrutura e conectividade. Investir na integração ao PTT em nosso campus com o maior data center da América Latina reforça a preocupação e interesse das empresas em quebrar as barreiras da interconexão preservando a disponibilidade dos acessos e as condições comerciais justas e acessíveis”, ressalta João Walter, executivo de Produtos e Soluções da Ascenty.

“A escolha do novo ponto de abrangência do IX.br foi consequência de um mapeamento estratégico e da necessidade de aproximação com o interior do estado. Também consideramos a importância da conectividade aos data centers de grande porte, com capacidade para hospedar ISPs e provedores de conteúdo. O investimento em novas regiões cria uma maior capilaridade e aproximação, além de tornar a interligação e a troca de tráfego acessíveis para operadoras, ISPs e provedores de conteúdo”, afirma Julio Sirota, gerente de Infraestrutura do IX.br.

Atualmente, os ISPs e as operadoras que atendem o interior do estado de São Paulo arcam com os custos de rede para se conectarem aos pontos de troca de tráfego na capital. Esse alto investimento de interconexão dentro dos data centers impacta negativamente na relação custo/benefício dessa iniciativa. Portanto, a disponibilidade de um ponto de conexão do IX.br dentro da Ascenty cria possibilidades de negócios e expansão para o mercado.

Sobre o IX.br

O Brasil Internet Exchange (IX.br) é uma iniciativa do CGI.br e do NIC.br que visa à instalação e operação de pontos de troca de tráfego Internet e provê a infraestrutura necessária para a interligação direta dos Sistemas Autônomos (AS) às redes que compõem a Internet. O IX.br colabora para reduzir os custos e melhorar o desempenho das redes participantes e de toda a Internet, seguindo a definição da Internet eXchange Federation. A iniciativa já abrange 35 Internet Exchanges independentes, distribuídos pelas cinco regiões do País, que se interligam diretamente, com importantes redes nacionais e internacionais também presentes. Para mais informações, acesse o site clicando aqui.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provem de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte:  Registro.br (https://registro.br), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).

Sobre a Ascenty

A Ascenty, uma empresa Digital Realty e Brookfield, é a maior provedora de serviços de data centers e conectividade da América Latina, atualmente com 28 data centers em operação e/ou construção no Brasil, Chile e México, interconectados por 5.000 km de rede de fibra óptica proprietária. A companhia foi fundada em 2010 e atua na construção e operação de data centers de classe mundial, atendendo os maiores provedores de serviços de nuvem e tecnologia do mundo, e também clientes dos segmentos financeiro, varejo, indústria, saúde e integradoras de serviços. Para apoiar sua expansão, a Ascenty conta com os seus acionistas – a Brookfield Infrastructure Partners, uma empresa canadense de gestão de ativos, e a Digital Realty, maior empresa de data centers do mundo, com 290 unidades localizadas na América do Norte, Europa, América Latina, Ásia e Austrália. Para saber mais sobre a Ascenty, acesse o site clicando aqui.

Mais informações para a imprensa

Advice Comunicação Corporativa

Alexandre Lyra | [email protected] | +55 11 99265-5036

Beatriz Biasoto | [email protected] | +55 11 93487-0994

Fernanda Dabori | [email protected]

+55 11 5102-5252 | +55 11 5102-5257