Apagão em Fortaleza não afeta operações no data center da Ascenty

O apagão que atingiu o Ceará na noite de sexta-feira (27/11) – deixando sem energia elétrica, por várias horas, diversos bairros de Fortaleza, bem como outros municípios da região metropolitana e do norte do estado – não afetou a operação do data center da Ascenty em Maracanaú, uma das cidades que teve o fornecimento de energia interrompido.

Inaugurado em junho, o novo data center da Ascenty – o terceiro da empresa no país – possui certificação Tier III do Uptime Institute, principal autoridade internacional nessa área, que atesta o alto padrão de qualidade e segurança de sua infraestrutura. “Investimos em uma infraestrutura com redundância em todos os sistemas, o que inclui energia, com o objetivo de oferecer alta disponibilidade e desempenho aos nossos clientes, nacionais ou internacionais”, enfatiza Gilson Granzier, CFO da Ascenty.

O data center em Maracanaú (município da região metropolitana de Fortaleza) dispõe de uma subestação própria de energia em 69 KV e transformadores redundantes. Possui também sistema de energia ininterrupta (UPS) a diesel, em configuração redundante, e dois sistemas de fornecimento de diesel que propiciam aos geradores uma autonomia de mais de 40 horas sem reabastecimento.

Graças a essa infraestrutura, o centro de dados da Ascenty continuou funcionando normalmente, sem interrupção dos serviços prestados aos clientes, durante todo o período do apagão.