Data Center Colocation: o guia definitivo

Que tal ouvir o nosso conteúdo?

O grande objetivo de qualquer empresa é manter a alta competitividade no mercado e alcançar resultados cada vez melhores. Neste artigo, nós iremos explicar como a tecnologia está diretamente atrelada ao sucesso e ao processo de expansão e continuidade do seu negócio.

Ambientes de TI bem equipados e que garantam um nível de segurança cada vez maior aos dados estão em crescente valorização no mercado. Isso porque, hoje, com a transformação digital acontecendo em todos os segmentos e setores, as empresas estão investindo fortemente em tecnologia e dessa forma, transformando todo e qualquer tipo de informação em dados. 

As empresas que desejam um desempenho melhor dos seus servidores e serviços na nuvem têm apostado em data center. Esses ambientes são como o “cérebro” das empresas, já que além de armazenarem os dados, também englobam outros tipos de redes como roteadores, switches etc. 

A segurança da informação é um ponto de atenção para muitas empresas e o mesmo acontece com o armazenamento de dados em data centers. A proteção do ambiente também deve ser uma preocupação da área de TI. Uma boa solução para aumentar a estabilidade e proteção dos dados dentro dos data centers é investir em soluções conhecidas como Colocation.

Data Center Colocation: o que é? 

O serviço de Data Center Colocation, que também pode ser chamado de “housing”, funciona como se fosse a contratação de aluguel de uma infraestrutura. Nele, a sua empresa contrata mensalmente um data center com altíssima capacidade para armazenar os dados e instalar servidores com muito mais segurança, sem precisar de qualquer investimento ou estrutura interna.

Conheça os benefícios do Data Center Colocation


Além da segurança que já mencionamos e do custo benefício ser melhor do que adquirir um data center fixo e físico na sua empresa, a contratação de um serviço de Data Center Colocation traz diversos benefícios para os negócios, como por exemplo: mais tempo para direcionar a sua equipe de TI para novas estratégias que envolvam outras tecnologias, como Inteligência Artificial, Big Data e demais recursos que estão em alta no mercado. 

Abaixo, reunimos algumas das principais vantagens do Data Center Colocation para as empresas:

Redução de gastos

Quando você migra as informações da sua empresa para um sistema como o Colocation, não é preciso se preocupar com possíveis problemas em servidores internos, já que o acesso se torna remoto. Isso já reflete no corte de diversos gastos com: monitoramento, climatização, manutenção elétrica, energia elétrica e outros recursos que são necessários para manter um servidor dentro de uma empresa. 

Ou seja, você migra para um ambiente mais seguro e que proporciona maior velocidade e segurança para os seus dados e ainda elimina diversos gastos que seriam fixos no orçamento da sua empresa.

Agilidade na reposição de hardware

O grande pesadelo das equipes de TI são as instabilidades dentro dos servidores internos que possam ocasionar na necessidade de uma troca de hardware, por exemplo. Com o colocation, uma possível troca de peças acontece de um modo mais prático e rápido, já que geralmente as empresas terceirizadas já contam com um fornecedor de confiança definido e que garantem o envio das peças para substituição com agilidade.

Melhor conectividade

O sonho de qualquer empresa é eliminar a frase “o servidor caiu” das suas rotinas. O Data Center Colocation também melhora esse problema! A comunicação do ambiente do Data Center com outros locais facilita a comunicação com outros provedores e assim, otimiza o desempenho do servidor como um todo.

Suporte 24×7

Quando falamos de tecnologia, o suporte é sempre uma parte que conta muito, já que os problemas podem acontecer a qualquer momento e precisam ser resolvidos o mais rápido possível. Do contrário, toda empresa acaba sendo prejudicada pela instabilidade. Ao contratar esse tipo de serviço, você sempre terá uma equipe qualificada à disposição a qualquer hora do dia ou da semana.

ROI em Colocation: como garanti-lo?

Quando investimos em uma tecnologia ou em qualquer inovação, queremos saber dos resultados, ou seja, do retorno. E a proposta agora é falarmos exatamente disso: o retorno sobre o investimento em um Colocation. Como garanti-lo?

Preparamos um passo a passo para garantir que a sua empresa alcance um ROI em Colocation bem interessante:

Escolha um provedor renomado no mercado

Assim como fazemos pesquisas de fornecedor para encontrar as melhores opções disponíveis levando em conta custo benefício, a escolha do provedor também é algo que deve ser feito com muito cuidado. 

Tenha certeza de que está lidando com uma empresa séria, com clientes satisfeitos e qualidade de serviço comprovada. Isso é o primeiro – e talvez mais importante – passo para não perder dinheiro e não investir recursos em empresas que, futuramente, podem gerar muita dor de cabeça e pouca solução dos seus problemas.

Tenha um plano de migração

A mudança de ambiente vai exigir que o seu time de TI tenha um plano de ação para que nada pare de funcionar durante a migração para o provedor Colocation. Antes de qualquer coisa, é necessário reunir a equipe que será responsável pelo projeto e para desenhar um cronograma das ações que serão feitas, incluindo backups, atualizações e demais medidas de prevenção para que nenhum dado seja perdido caso algum problema aconteça.

Olhe para o futuro

Toda melhoria é implantada visando resultados e expansão. Você vê a sua empresa caminhando para uma evolução e um crescimento investindo em determinado fornecedor? Se a resposta for sim, com certeza o retorno dos investimentos está garantido!

Como é feita a implementação de um Data Center Colocation?

Ok, você definiu que vai fazer a contratação de um serviço de colocation. O próximo passo é saber quais serão as prioridades do serviço contratado, ou seja, entender qual problema deseja resolver com a implementação dessa tecnologia. Feito isso, partimos para o orçamento, levando sempre em consideração que valores são um ponto importante, mas a satisfação dos clientes e a imagem no mercado também devem ser observadas neste momento. Com o orçamento pronto e o fornecedor escolhido, é hora de capacitar a sua equipe para que ela esteja preparada para os momentos antes, durante e após a migração. 

A Ascenty é a líder na América Latina em Infraestrutura de Data Centers e pode ajudar a sua empresa nesse processo de migração. Entre em contato!