Data Center no Brasil ou no exterior: qual é a melhor alternativa para o seu negócio?

Que tal ouvir o conteúdo?

Quando falamos de infraestrutura de TI e serviços digitais, podemos dizer que a escolha de um Data Center no Brasil ou um Data Center no exterior, a melhor opção é a nacional. Por quê? É o que vamos explicar neste conteúdo. Essa é uma dúvida comum que muitos empreendedores e gestores possuem.

Afinal, não é mistério que países como Estados Unidos e Canadá são mais maduros digitalmente. No entanto, vale mesmo a pena investir mais no seu Data Center, só porque ele é de fora do Brasil? Essa é uma convicção errônea que muitas pessoas têm e que vamos procurar esclarecer a você neste artigo. Que tal seguir a leitura para aprender mais?

Diferenças de se apostar em um Data Center no Brasil ou no exterior?

Não, investir em um data center no Brasil não é o mesmo do que investir em um do exterior. A hospedagem em outro país apresenta várias diferenças para o brasileiro — muitas delas que você pode sentir no bolso e na sua performance diária.

A questão da latência

Se você já leu outros conteúdos do nosso blog, percebeu que tocamos bastante no assunto “latência“. Essa é uma questão central para uma empresa que busca maior performance em sua infraestrutura de dados. E é justamente uma das principais diferenças do Data Center no Brasil para os do exterior.

Vamos ao básico: latência trata basicamente do tempo que a informação leva para ir de um ponto A a um ponto B.

Quanto maior a distância física a ser percorrida (aqui, falamos de cabos, fibra óptica e pontos de troca de tráfego ou Internet Exchange), maior o tempo que o pacote de dados levará para atingir seu destino.

Isso impacta também na estabilidade das operações — o que compromete a atualização em tempo real dos dados.

Aqui, a diferença é básica: o Data Center no Brasil é melhor justamente porque a distância entre seu servidor e sua empresa (ou seu cliente, se você possui algum produto/serviço digital) é menor.

Os custos

Até pouco tempo atrás, era comum ouvir que um “data center no exterior é mais barato do que no Brasil”.

Hoje, essa já não é mais a realidade do mercado. O Brasil evoluiu em relação à tecnologia e infraestrutura de TI e data centers, bem como na manutenção dessas soluções.

Isso quer dizer que as empresas podem contar com data centers baseados em solo brasileiro, com custos alinhados à realidade nacional e sem a incidência de impostos para serviços internacionais, como o IOF — e claro, sem precisar se preocupar com a constante variação do câmbio.

Suporte e manutenção

Já pensou possuir um problema em sua infraestrutura de dados e precisar ligar, se comunicar por chat ou por e-mail com uma equipe em outro país — que normalmente atende em outra língua?

Com um Data Center no Brasil, você garante que todo suporte e manutenção seja realizado por uma equipe presente, próxima do seu negócio e do seu servidor, que possa agir rapidamente para solucionar seus problemas.

Qualidade de serviços

Para empresas que se preocupam com inovação e qualidade no Data Center, saiba que empresas brasileiras cada vez mais investem na inovação de suas infraestruturas.

Além disso, se mobilizam com força pela estabilização de uma operação tecnologicamente sustentável, como é o caso da Ascenty.

São ações que elevam a qualidade dos serviços prestados e aumentam a confiança das empresas na capacidade dos provedores brasileiros.

Por que você deve escolher um fornecedor de data center nacional?

Hoje, optar por um fornecedor de Data Center no Brasil é a melhor escolha para o seu negócio. O principal benefício, além dos custos adequados à realidade brasileira, é a questão da latência.

Uma infraestrutura brasileira proporciona menor atraso no envio dos dados. Para uma empresa moderna e digitalizada, com operação completa ou mesmo parcialmente virtual, isso é essencial.

Isso acontece porque os provedores, especialmente com infraestruturas de alta capacidade, podem oferecer mais links no backbone, proporcionando maiores e melhores possibilidades de conexão.

Outro ponto que vale a pena mencionar são os custos. Em 2014, a Receita Federal brasileira começou a cobrar impostos de empresas de armazenamento e processamento de dados de fora do Brasil.

Com isso, a economia que havia na alternativa de contratar um data center no exterior, deixou de existir.

Entre outras vantagens de investir em um Data Center no Brasil, destacamos:

  • 1. Compliance legal: hoje, existem leis específicas no Brasil para o armazenamento e tratamento de dados — que não existem em outros países, o que pode abrir brechas para processos legais.
  • 2. LGPD e Segurança: um Data Center no Brasil precisa estar em conformidade com as principais diretrizes de segurança, bem como as normas da LGPD, para poder funcionar.
  • 3. Contratos e SLAs personalizados: com um provedor brasileiro, você firma contratos em português e pode acionar seu jurídico para revisar com tranquilidade todas as cláusulas.
  • 4. Suporte próximo e especializado: com Suporte Técnico especializado e baseado no Brasil, você tem a garantia de atendimento agilizado e de qualidade.

Ascenty: a melhor alternativa quando falamos de Data Center no Brasil

A melhor opção de Data Center no Brasil é a Ascenty, a maior empresa em infraestrutura de data centers na América Latina. Além de líder no mercado, possui 34 Data Centers em operação e construção em áreas-chave do Brasil, bem como México e Chile.

Preocupado com latência? Saiba que, além de uma infraestrutura que segue padrões internacionais, a Ascenty possui uma rede de fibra óptica com cerca de 5.000 km de extensão.

Além disso, a Ascenty foi líder do Quadrante de Serviços de Colocation no Brasil do ISG Provider Lens 2021™ , em um estudo independente, que foi conduzido pela Information Services Group (ISG).

Com isso, atestou-se que a Ascenty é capaz de ofertar produtos e serviços atraentes e de qualidade, cumprindo os requisitos necessários para contribuir com o desenvolvimento do mercado como um todo.

Outro ponto é que a Ascenty possui várias certificações reconhecidas nacional e internacionalmente, como ISO 14001, ISO 50001, ISO 37001, entre outras.

Que tal entender mais sobre os nossos serviços e todas as soluções complementares de conectividade que a Ascenty oferece? Agende uma reunião conosco agora mesmo!