Cloud Vendor Lock In: o que é e como evitá-lo?

Que tal ouvir o nosso conteúdo?

Sem dúvidas, a computação em nuvem tomou o mercado. Seus benefícios são, além de um alívio financeiro para as empresas, uma forma de turbinar seu desempenho corporativo. Mais segurança e mais dinamismo no ambiente digital. No entanto, algumas provedoras podem se desviar desse caminho e oferecer um serviço do qual o cliente, a sua empresa, não pode escapar — ou seja, o Cloud Vendor Lock In.

Diante do tema, é importante que as organizações se preparem e estudem para evitar entrar em enrascadas contratuais.

Em tempos nos quais a flexibilidade é a chave para competitividade, algo que a Multicloud oferece, é essencial que sua empresa compreenda tudo sobre o tema para não pagar caro em caso de necessidade de migração de serviços.

Neste conteúdo, vamos explorar um pouco mais sobre o problema do Cloud Vendor Lock In, suas desvantagens para o seu negócio, como evitar e ainda uma dica imperdível sobre como aproveitar de toda uma infraestrutura na nuvem sem risco de Cloud Vendor Lock In.

Continue a leitura para aprender mais!

Cloud Vendor Lock In: o que é?


Hoje em dia, o mercado de SaaS (Software as a Service) é enorme. Conforme estudo da Gartner, é esperado que apenas este segmento atinja valor de mais de US$ 151 bilhões em 2022. Como afirma Sid Nag, VP de Pesquisas da Gartner no estudo, “neste ponto, a adoção da computação em nuvem é convencional”.

O que significa que todas as empresas, se já não estão dentro da nuvem, estão a passos apressados de migrarem para lá.

Acontece que, em alguns casos, a promessa de liberdade e flexibilidade para sua empresa crescer de forma escalável e orgânica não é cumprida. Com isso, algumas provedoras passaram a “prender” seus clientes em cláusulas contratuais e exigências de desenvolvimento que os impediam de migrar de provedor.

Imagine o seguinte cenário:

Uma Empresa A, contratou o SaaS do Provedor X. Ao chegar em certo período de sua jornada, a Empresa A identificou a necessidade de migrar sua operação (ou parte dela) para um Provedor Y, que melhor se encaixe em suas demandas.

No entanto, por conta dos impedimentos contratuais — que tornam essa operação cara e tecnicamente complexa — a Empresa A fica desamparada, impossibilitada de realizar a migração do seu workload.

Isso é o Cloud Vendor Lock In.

Além de SaaS, ele pode ocorrer na contratação do PaaS (Platform as a Service), no qual o cliente desenvolve suas aplicações — e que pode significar outro impeditivo na questão da migração.

Para esses provedores, o Cloud Vendor Lock In pode ser justificada como uma forma de reter clientes em seu ambiente de soluções. No entanto, a prática não leva em conta a necessidade dos próprios clientes de flexibilizar suas operações para melhorar as entregas. Às vezes, a capacidade de um provedor não supre as demandas do cliente.

Portanto, uma vez que o provedor implemente o Cloud Vendor Lock In, fica muito custoso para seu cliente realizar as migrações necessárias.

Além do impacto financeiro, essas restrições também dificultam futuras migrações e integrações de aplicações — por conta das características de desenvolvimento de cada PaaS.

Como evitar o Cloud Vendor Lock in na sua empresa 

E então, como enfrentar esse problema? A boa notícia é que o Cloud Vendor Lock In não é um padrão do mercado. É possível escapar dessa condição, porém, isso exige certo comprometimento em estudar algumas questões.

Para facilitar, listamos alguns dos pontos principais a serem levados em conta. Preparado para fugir do Cloud Vendor Lock In? Confira abaixo:

Fuja do Cloud Vendor Lock In a qualquer custo


Uma obviedade, certo? Mas ainda assim, o primeiro passo para essa jornada.

Verifique a flexibilidade do seu provedor: é possível transportar seu aplicativo para outras nuvens, ou migrar o serviço de outro provedor, caso necessário? Se não, o provedor define condições nas quais isso é possível (como falhas)?

Além disso, se você precisar criar aplicativos que exijam uma customização complexa, garanta um plano de backup. Melhor ainda, se puder arcar com os custos, seria uma nuvem alternativa para executar seu código como backup.

Conheça os diferentes PaaS’s


Uma alternativa é dividir o risco. Ou seja, utilizar recursos de vários provedores de PaaS.

Caso eles não estejam dependentes de uma única nuvem para fornecer seus aplicativos e negócios, você pode partir para uma exploração das opções dos PaaS que você controla.

Esse conhecimento vem através do interesse, então faça perguntas aos provedores e entenda como o PaaS é executado e como funciona sua gestão de riscos (especialmente no caso de uma grande nuvem centralizadora).

Faça perguntas sobre a redundância e a arquitetura do sistema


Junto de seu provedor de nuvem, procure compreender totalmente sua arquitetura de software e a redundância do sistema. Esse entendimento lhe dará mais autonomia para poder negociar com o provedor.

Uma boa olhada em diagramas de arquitetura do ambiente de nuvem pode lhe dar informações aprofundadas sobre a confiabilidade do sistema — e se é possível ou não escapar do Cloud Vendor Lock In.

ACCX Ascenty: um poderoso aliado contra o Cloud Vendor Lock In


O ACCX da Ascenty, parte do Cloud Connect, é uma solução pronta para as empresas que buscam exatamente essa flexibilidade entre provedoras de serviços e plataformas na nuvem.

Cloud Vendor Lock In: o que é e como evitá-lo?

O Ascenty Cloud Connectivity Exchange é uma solução de interconexão entre diferentes ambientes de dados distribuídos em nuvens públicas variadas (AWS, Oracle Cloud, Microsoft Azure, Google Cloud e IBM Cloud) à uma única plataforma, integrada a sua rede de dados (IP/MPLS).

Trata-se de um ecossistema que integra o ambiente de várias nuvens públicas em camada 3 à sua infraestrutura.

Dessa forma, você tem total potencial de integração de soluções IaaS, PaaS e SaaS. Com o ACCX, o cliente realoca seu workload conforme sua estratégia, para a nuvem pública que melhor atenda a sua demanda, além de criar uma integração de redes facilitada com a sua estrutura privada.

A plataforma viabiliza a interconexão entre os Cloud Providers, garantindo uma migração simplificada ou simplesmente garantindo que por meio da interconexão de baixa latência possam existir interdependências entre aplicações e nuvens, para que você não perca tempo, ganhe em disponibilidade e aproveite de total interoperabilidade de diferentes nuvens públicas a um preço justo.

O Cloud Vendor Lock In pode ser um problema para sua empresa. Por isso, o ideal é optar por uma parceria que elimine esses riscos, possibilitando uso livro dos recursos de nuvens que seu negócio precisar.

Por isso, converse com a Ascenty e entenda como o ACCX pode servir à sua organização hoje mesmo!