Ascenty investe em novo Data Center em Sumaré

No mercado desde 2010, empresa constrói seu sétimo data center para atender empresas da região de Campinas

A Ascenty investe em seu sétimo data center próprio na cidade de Sumaré, município localizado no estado de São Paulo, e o segundo maior da região metropolitana de Campinas – atrás apenas da própria cidade de Campinas.  Para a construção de sua nova unidade serão investidos cerca de R$ 400 milhões de reais, onde R$ 170 milhões serão investidos na primeira fase do projeto.

Criada em 2010, a empresa presta serviços de colocation, hosting gerenciado, cloud computing, ambientes híbridos, serviços gerenciados e telecomunicações com o objetivo de auxiliar as empresas a aumentar a eficiência dentro de seus respectivos core business.

Nossos data centers possuem alta tecnologia em equipamentos de alta eficiência e performance operacional. Conta com certificações internacionais que atestam a qualidade de projeto e da obra. Conferem segurança física e lógica, bem como disponibilidade 24x7x365 e atendimento por profissionais treinados e capacitados para atender aos Clientes.

“Estamos investindo fortemente na expansão dos nossos data centers em localidades consideradas estratégicas e que vem apontando um crescimento de demanda para esse tipo de serviço.  Em Sumaré, estamos realizando um grande investimento e já temos cerca de 50% do espaço contratado por grandes empresas do seguimento de TI, ”, diz Roberto Rio Branco, diretor comercial, marketing e institucional da Ascenty.

O data center de Sumaré integra ao cluster Campinas, onde sua localização confere uma distância perfeita para operações simultâneas com os data centers de Campinas e Hortolândia.

Armazenamento

 Quanto à questão de armazenamento, o Data Center Sumaré possui capacidade para até 200.000 servidores, num espaço de 20.000 m² de área total e 10.000 m² de piso elevado para sala de computadores.

Energia

 A nova construção da Ascenty terá uma subestação de 80 MVA, com dupla abordagem de energia em 138kV. Projetado para receber certificação TIER III, possui sistemas elétricos Tri-bus, ou seja, que contém três linhas de energia estável atendendo cada módulo e permitindo a manutenção concorrente sem interferir na operação. O data center conta também com sistema de geração a diesel numa configuração N+1, sendo um total de 27 geradores de 2.000 KW cada. Tanques de diesel permitem aos geradores uma autonomia de 48 horas sem reabastecimento.

Conectividade

 A conexão é feita por fibra óptica com as principais operadoras de telecom, o que confere excelência ao espaço; possui entrada redundante subterrânea de fibras ópticas. Conta com duas salas Telecom (Meet Me Rooms) e conexão direta com o PTT em São Paulo e Campinas. Através de sua rede própria de fibra óptica a empresa fará tripla abordagem ao data center conectando aos demais centros de dados da empresa, bem como com outros principais data centers comerciais do estado de São Paulo

Ar Condicionado

 O Data Center Sumaré conta com um sistema de água gelada com chillers a ar de alto desempenho com sistema Rapid Restore, com redundância N+2, além de um Sistema de resfriamento interno operando nos corredores técnicos laterais com redundância N+2. Possui um Insuflamento por piso elevado de 90 cm de altura e capacidade de refrigeração de 70 TR para cada sala de computador, com fancoils de precisão em redundância N+2.

Segurança

 O espaço está localizado em um condomínio fechado, com elevado nível de segurança. O Data Center é monitorado por câmeras de CFTV 24×7, com detecção automática de movimento em alta definição, gravação digital e armazenamento por mais de 90 dias. Requer dupla autenticação para controle de acesso, sendo biometria mais cartão magnético e conta com uma equipe de segurança e monitoramento no site 24×7. Possui dois sistemas de detecção de incêndio, sistema de detecção precoce, VESDA (Very Early Smoke Detection Apparatus) e detectores de fumaça e o combate se dá através de gás ecológico Ecaro 25 para combater incêndio.