Cinco mitos sobre o Cloud Computing

A Cloud Computing (ou computação em nuvens) hoje é tendência nas empresas que buscam poupar tempo, dinheiro e melhorar a produtividade dos seus funcionários. Mas, existem ainda muitos profissionais com dúvidas sobre a nuvem, que acabam se apegando às informações que não tem relação com a realidade da Cloud. Para que você não caia nessa armadilha, desvendamos cinco mitos sobre cloud computing. Acompanhe:

Não é seguro trabalhar na nuvem

Uma das maiores preocupações, que fazem com que as empresas deixem de optar pela nuvem, é a segurança. É muito comum ouvir que, na Cloud Computing, os dados não ficam seguros e que não existe privacidade, mas as coisas não são bem assim. As informações na nuvem devem estar num ambiente seguro, que atenda as normas e políticas de segurança do mercado e garanta a proteção dos dados armazenados.

É caro trabalhar na nuvem

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, trabalhar na nuvem requer um baixo valor de investimento. A possibilidade de expandir ou diminuir sua infraestrutura de acordo com a demanda, não exige de grandes instalações locais ou programações específicas para cada uma das máquinas. A nuvem diminui drasticamente a necessidade de manutenção e reduz os custos. Principalmente, para as empresas que apresentam alto grau de oscilação. Por não exigir hardwares e sistemas operacionais específicos, a nuvem pode ser acessada em qualquer dispositivo e de qualquer lugar. Praticidade e baixos custos são apenas dois dos diversos benefícios que a nuvem oferece.

A Cloud Computing diminui a produtividade

Trabalhar na nuvem permite aos funcionários acessar rapidamente, de qualquer lugar, uma grande quantidade de dados e evita que um trabalho seja perdido, caso algum dispositivo da empresa apresente problemas.

A nuvem diminuiu a complexidade

Apesar de oferecer uma série de vantagens, como a integração dos processos empresariais e rápidas soluções para os problemas referentes ao desenvolvimento, armazenamento e compartilhamento de dados, gerando uma visão macro do negócio, a Cloud Computing não resolverá todos os problemas da empresa. É um erro imaginar que estar na nuvem facilitará todos os processos organizacionais. Sem uma gestão administrativa competente ou um modelo de gestão, que esteja de acordo com os objetivos empresarias, não será possível expandir o seu negócio.

A nuvem é uma tecnologia nova

Por acreditarem que a nuvem é uma tecnologia nova, alguns profissionais questionam a sua eficiência e o conhecimento sobre o que ela tem a oferecer. Mas isso não é verdade. Os aplicativos online e a virtualização de servidores e dados, tecnologias utilizadas na computação em nuvem, estão presentes em nossa realidade há muito tempo. O que hoje chamamos de Cloud Computing relaciona-se mais a um novo plano de negócio. É claro, que com o rápido avanço na área, as estruturas vão se modificando e se aprimorando, o que não significa, de modo algum, que as suas vantagens não sejam conhecidas.

Agora que você já conhece algumas das vantagens da cloud computing, que tal colocá-la em prática na sua empresa? Clique e saiba como!