Conheça 5 vantagens da Cloud para pequenas empresas

Como muitas outras atividades, o armazenamento de dados vem ganhando muito em termos de Investimentos e qualidade dos serviços prestados devido à economia de escala. Nesse caso, essa economia é proporcionada por uma das tecnologias mais comentadas da atualidade: a Computação em Nuvem ou Cloud Computing. As vantagens de se utilizar um serviço deste tipo começam a se tornar inquestionáveis – e imbatíveis – para a maioria das empresas, incluindo as pequenas e médias, e são grandes as chances de que aquelas que ainda não utilizem o armazenamento de dados em nuvem não o faça por pura desinformação sobre os seus benefícios.

A computação em nuvem reúne em um único serviço todos os serviços da virtualização de servidores com sua hospedagem, permitindo que de forma ágil, um servidor em nuvem se adapte a mudanças no perfil de utilização e demanda, seja por banda de transmissão, espaço de armazenamento, processamento e memória. Listamos, no artigo de hoje, cinco vantagens da Cloud para pequenas empresas. Acompanhe:

1. Hospedagem em datacenter
O fato de servidores em nuvem serem armazenados em datacenters de primeira linha traz grandes benefícios para as pequenas empresas. Dificilmente elas conseguiriam reunir tantos elementos de proteção e segurança como na utilização da hospedagem: alimentação energética, e links de dados redundantes, controle de acesso físico, controle e monitoramento das condições de temperatura e umidade, entre outros. Isso faz com que o investimento de hospedagem quase desapareça, quando comparado com o custo de manter toda essa estrutura.

2. Segurança dos dados
Procedimentos de backup diários com todas as salvaguardas em relação à localização das mídias fazem com que a hospedagem de dados ofereça um alto nível de segurança dos dados. Em caso de erros de operação ou mesmo de uma improvável falha em mídia, a recuperação é rápida e abrangente, sem requerer esforço adicional à empresa. Seguindo a proteção, os datacenters estão protegidos com equipamentos de segurança que permitem criar um nível alto de segurança contra invasões, ataques e vírus.

3. Escalabilidade
Torna-se muito dinâmica a capacidade de armazenamento, processamento e até mesmo a largura de banda utilizada na transmissão dos dados. Conforme um volume maior – ou mesmo menor – se torne necessário, isso pode ser feito rapidamente, tendo como custo adicional apenas aquilo que se está contratando a mais. Por outro lado, quando um determinado servidor vê suas necessidades reduzidas (por ter alguma campanha ou ação de marketing encerrada, por exemplo), é possível reduzir os custos para adaptar-se à nova demanda, menor que a anterior, e com custos inferiores.

4. Custo menor!
A economia em escala é uma lógica inegável. Por mais que uma empresa se proponha a investir em todos os aspectos que fazem da hospedagem de dados um grande sucesso e os custos seriam mais altos. Hoje em dia, a vantagem é tão grande que muitas empresas nem chegam a considerar a possibilidade de montar sua própria estrutura.

5. O mundo está na nuvem
Com uma série de serviços se deslocando para a nuvem, atualmente, as chances de que os próprios serviços de sua empresa também irão para lá é muito grande. E isso significa que adotar uma solução de armazenamento em nuvem já deixa tudo pronto para esse momento, em termos de ambiente e lógica.

Com tantos fatores favoráveis ao uso do armazenamento de dados em nuvem, se sua empresa ainda não utiliza este serviço, é chegada a hora de avaliar esta possibilidade com mais atenção. Afinal, são grandes as chances de você estar pagando mais por menos, quando poderia estar pagando menos por mais.

Que solução de armazenamento sua empresa utiliza? Ela já está na nuvem? Deixe um comentário e aproveite para esclarecer quaisquer dúvidas que possam existir sobre o assunto.