Redundância de operadoras: quais os benefícios para o seu negócio?

Que tal ouvir esse conteúdo?

A oportunidade de trabalhar com diversas operadoras com certeza já passou pela mente de vários gestores. A tal da redundância de operadoras se tornou um assunto um tanto popular na pauta do pessoal C-Level, que busca constantemente por soluções que otimizem o trabalho, modernizem os processos, reduzam custos e aumentem a disponibilidade dos acessos e serviços. No entanto, seria realmente a redundância de operadoras a melhor escolha?

Fato é que a conectividade é um dos pilares dos negócios da nova era — a era da Transformação Digital.

Não por menos, estima-se que em 2019, 40% de todo investimento corporativo em tecnologia teve como objetivo aproximar as empresas da Transformação Digital.

No epicentro de todas essas necessidades, inovações, recursos e ferramentas, está um fator: a conectividade.

Essa palavra é tão importante quanto qualquer outra que esteja presente no ambiente corporativo atual. É através da conectividade que as empresas conduzem seus negócios, comunicando-se e produzindo. Comprando e vendendo. Crescendo e se desenvolvendo.

E quando você junta uma falha crítica a uma falta de conectividade? Aí o resultado é caótico.

Já no longínquo ano de 2013, a Amazon sofreu com uma incomum parada abrupta de seu sistema. Foram 30 minutos de instabilidade, que a deixou fora do ar. Pouco, certo? Ao contrário. Essa falha resultou em perdas estimadas em cerca de US$ 2 milhões — ou para ser mais exato, US$ 64.240,00 a cada minuto.

Muito além de perdas financeiras, é importante destacar o quão prejudicial aos negócios uma simples instabilidade de conexão pode ser.

Em operações mais convencionais, essa instabilidade pode significar uma grande limitação dos meios de comunicação. Agora, imagine em serviços financeiros ou de saúde. Uma queda abrupta e duradoura do sinal de Internet é capaz de acarretar enormes perdas, ocasionando multas, processos e na desvalorização da sua marca perante o mercado e os consumidores.

Felizmente, a redundância de operadoras aparece como uma solução para, exatamente, evitar cenários como esse. Mas afinal, vale a pena dar uma chance e investir nessa inovação? Ela realmente tem o potencial de consertar o problema de instabilidade de conexão do seu negócio?

Para saber a resposta, continue a leitura!

A jornada para a modernização corporativa: o papel da redundância de operadoras

A redundância é um termo bastante utilizado em todo setor de TI, justamente porque sua aplicação vai muito além apenas das operadoras. “Ter redundância” significa duplicar componentes críticos para que, em caso de falha de um deles, o outro seja acionado.

Em outras palavras, no caso da redundância de operadoras, falamos de contar com mais do que apenas um link de conexão. Assim, ao primeiro sinal de necessidade, a empresa — por livre e espontânea vontade ou diante de uma falha em um dos componentes — pode trocar de link.

De forma geral, é possível apontar a redundância de operadoras como o primeiro passo concreto para a modernização do seu ambiente corporativo. Significa que sua empresa já está de mãos dadas com a Transformação Digital.
Em um cenário onde cada vez mais empresas dependerão dos recursos digitais em sua totalidade, a disponibilidade figura como porto-seguro para que essa revolução tome lugar.

Os principais benefícios de possuir diferentes operadoras em seu negócio

alta disponibilidade é apenas um dos benefícios que destacam a redundância de operadoras como uma oportunidade para o seu negócio. Na verdade, essa opção favorece a sua empresa em várias outras frentes, melhorando desde a produtividade da equipe até a redução de custos. Confira mais!


1# Você pode investir em um data center carrier neutral

Um data center carrier neutral permite o fácil acesso e a interconexão entre várias operadoras com o provedor do colocation.

Assim, um data center localizado em um colocation pode contar com quantos provedores a empresa quiser. Dessa forma, sua empresa é capaz de escolher a operadora ou provedor de conectividade sem necessitar mudar o ambiente de TI de local ou pagar valores abusivos nas interconexões.

Essa neutralidade do data center carrier neutral é uma oportunidade excelente para empresas que buscam mais liberdade na hora de escolher como conduzir cada projeto.

Com a opção de escolher qualquer operadora, a organização tem a chance de selecionar o melhor plano para ela — seja em questão de desempenho ou seja no âmbito financeiro.

O custo x benefício é completo.

2# Possibilita uma operação mais flexível no dia a dia

Os impactos práticos no dia a dia da sua empresa podem ser sentidos de forma instantânea. Ao possuir redundância de operadoras, ela não fica necessariamente presa aos contratos.

Na verdade, ao contrário, passa a optar pela operadora que lhe oferece o melhor pacote de serviços — e essa troca pode ser feita diversas vezes, dependendo das necessidades do seu negócio.

Com isso, sua empresa tem mais flexibilidade de atuação e maior autonomia para controlar seus investimentos em conectividade e toda sua estratégia de operação.

3# Amplas opções de operadoras que se adequem melhor às suas necessidades

O outro lado da moeda é justamente poder contar com o serviço de diferentes operadoras que se adequem melhor ao seu financeiro em cada estágio do seu negócio.

Muitas vezes, esse cenário pode mudar de mês a mês. Contar com a redundância de operadoras o mantém seguro de que a disponibilidade da conexão não será afetada.

4# Maior potencial produtivo

Uma conexão estável promove o cenário produtivo perfeito para que sua empresa se destaque no mercado.

Sem interrupções repentinas, que podem durar horas e derrubar sua Internet, você não arca tanto com os custos de inatividade dos funcionários, como também com os prejuízos e atrasos em relação à demanda do dia.

5# Menos custos com retrabalhos

E é claro que qualquer período de inatividade traz à tona a necessidade de realizar retrabalhos. Em empresas que utilizam SaaS, por exemplo, a instabilidade pode significar a perda de um projeto inteiro.

Além disso, há o risco da perda de dados e documentos em quedas do sinal de Internet — ou seja, vai muito além do arquivo de Word que não foi salvo, por exemplo.

Conclusão

Apesar de o cenário pintado ser um pouco amedrontador, é preciso observar as condições do próprio país. Em muitas regiões, várias operadoras não entregam serviços competentes o suficiente para se segurarem como única opção de provedor.

Olhe para dentro da sua empresa e para o nível de estabilidade de conexão presente hoje em dia. Você está satisfeito ou sente que algo poderia melhorar?

A redundância de operadoras, além de um recurso extra para beneficiar sua empresa, também figura como um diferencial competitivo. Com uma capacidade produtiva ininterrupta, suas entregas tendem a ser mais ágeis e de melhor qualidade — sem atritos ou falhas de comunicação.

Gostou de saber mais sobre a redundância de operadoras e como ela pode ser benéfica a sua empresa? Para mais dicas sobre como otimizar seu TI e sua gestão tecnológica, continue de olho em nosso blog! Caso queira saber como a Ascenty pode lhe ajudar, entre em contato.