Ascenty, Datacom e DataSafer disponibilizam estrutura de armazenamento em nuvem 100% brasileira

Servidores OCP com desenvolvimento, fabricação e mão-de-obra nacionais diminuem dependência do mercado interno por produtos importados

A Ascenty, empresa líder em colocation na América Latina, com 33 data centers no Brasil, Chile, México e Colômbia,  a DataSafer, especializada em armazenamento em nuvem, de Campinas, e sua fornecedora, a Datacom, fabricante de servidores e produtos para telecomunicações, com sede em Eldorado do Sul (RS), disponibilizam estrutura de armazenamento em nuvem 100% brasileira utilizando servidor OCP (Open Compute Project) desenvolvido e produzido integralmente no Brasil.

O OCP é uma comunidade colaborativa de criação de conceitos de arquitetura de hardware que suportam com eficiência as demandas crescentes da infraestrutura de computação em nuvem, com consumo de energia reduzido e menores custos de operação e de manutenção que as arquiteturas de TI tradicionais. E essa parceria entre Ascenty, Datacom e DataSafer diminui dependência do mercado interno por produtos importados ao disponibilizar tecnologia com desenvolvimento, fabricação de peças e equipamentos e mão-de-obra 100% nacionais.

“Foram dois anos projetando uma nova geração de servidores para data centers que, hoje, funcionam com uma redução de 30% no consumo de energia e de 20% nos custos operacionais em comparação com as instalações anteriores”, afirma Jairo Neto, gerente de contas da Datacom.

Walber Alexandre de Castro, Diretor Executivo da DataSafer, cita que “A infraestrutura da Ascenty foi determinante para o sucesso do projeto, tanto do ponto de vista de segurança, alta disponibilidade, conectividade e redundâncias, quanto de mão de obra qualificada e ágil para o atendimento das demandas urgentes, pois tivemos de dobrar a ocupação de racks para viabilizar essa tecnologia”, acrescenta.

Castro salienta que essa produção brasileira é uma alternativa à demora de entrega de servidores, por conta da escassez de semicondutores decorrente da guerra entre Ucrânia e Rússia, países líderes em produção de matérias-primas de chips[DV1] [BB2] . “Conseguimos superar a crise de componentes e suprir a demanda interna com planejamento, pois enquanto tivemos relato de empresas que esperaram um ano para receber esses equipamentos importados, nós recebemos em dois meses”, revela.

“É um grande diferencial oferecermos servidores OCP nacionais da Datacom e armazenamento em nuvem da DataSafer como serviços disponíveis em nosso ecossistema digital com infraestrutura de ponta em disponibilidade energética, alta conectividade e a mais baixa latência do mercado”, destaca Vinícius Minetto, Diretor de Vendas da Ascenty.

Sobre a Ascenty

A Ascenty, uma empresa Digital Realty e Brookfield, é a maior provedora de serviços de data centers e conectividade da América Latina, atualmente com 33 data centers em operação e/ou construção no Brasil, Chile, México e Colômbia, interconectados por 5.000 km de rede de fibra óptica proprietária. A companhia foi fundada em 2010 e atua na construção e operação de data centers de classe mundial, atendendo os maiores provedores de serviços de nuvem e tecnologia do mundo, e também clientes dos segmentos financeiro, varejo, indústria, saúde e integradoras de serviços. Para apoiar sua expansão, a Ascenty conta com os seus acionistas – a Brookfield Infrastructure Partners, uma empresa canadense de gestão de ativos, e a Digital Realty, maior empresa de data centers do mundo, com 290 unidades localizadas na América do Norte, Europa, América Latina, Ásia e Austrália. Para saber mais sobre a Ascenty, acesse o site.

Site da Datacom.

Site da Datasafer.