Como a Pandemia acelerou os processos de transformação digital

Que tal ouvir o nosso conteúdo?

Não há dúvidas de que o mercado mudou 100% devido à pandemia de Covid-19. Um dos impactos mais notórios desse cenário foi a aceleração da Transformação Digital.

As organizações tiveram que encontrar maneiras de implementar rapidamente soluções digitais, de modo a permitir condições de home office produtivas e eficientes.

De acordo com uma pesquisa da McKinsey com executivos de grandes empresas, as organizações aceleraram a digitalização de suas interações com clientes, bem como das cadeias de suprimentos e de suas operações internas em até quatro anos.

Tudo isso durante o primeiro ano da pandemia.

Além disso, a mesma pesquisa viu que o crescimento do uso de produtos digitais foi acelerado em sete anos. Ou seja, uma situação extremamente adversa que serviu de terreno para a evolução da Transformação Digital.

O seu negócio já está nessa jornada? Nesse artigo, falamos mais sobre o assunto e te contamos algumas dicas para se adequar mais rapidamente a esse cenário de transformação.

O que é Transformação Digital

Transformação digital tem relação à digitalização de uma organização. Ou seja, a ação de, continuamente, tornar-se digital e expandir-se nesse ambiente de negócios.

A transformação digital também tem a ver com o que a empresa oferece, como interage com os clientes e como opera no meio digital.

De forma básica, é possível apontar que a transformação digital se trata da evolução de seu negócio, com a experimentação de novas tecnologias de forma a repensar sua abordagem atual para problemas comuns.

Para as empresas, isso significa buscar continuamente maneiras de melhorar a experiência do usuário final.

Isso pode ocorrer de várias formas, como a migração para serviços em nuvem, uso de recursos de inteligência artificial, novos serviços de conectividade e muito mais.

Transformação Digital: altamente impulsionada pela pandemia

Não há como não relacionar a ascensão da transformação digital com o surgimento da pandemia.

As condições adversas impostas pela situação de isolamento social obrigaram as empresas a se tornarem mais dependentes dos recursos digitais, mais disponíveis e mais resilientes.

O uso de novas tecnologias para trabalhar (e mesmo outras atividades, como jogar e se conectar a amigos e família) remodelaram os hábitos digitais.

No caso dos consumidores, seu foco se voltou para o lado digital, com comportamentos cada vez mais tendenciosos à novas ações, como a compra online.

De acordo com levantamento de especialistas da Google, a pandemia remodelou o mundo dos negócios e impulsionou a transformação digital.

Entre os impactos dessa mudança, os especialistas citam:

  • Os consumidores continuarão a comprar mais online.
  • A evolução das necessidades do consumidor criou novos hábitos digitais

E isso se refere tanto aos consumidores B2C como também para o mercado B2B, concorda?

Dentro das organizações, a mudança também foi intensa. A perspectiva de estender o modelo de trabalho home-office apetece muitos colaboradores.

No mesmo artigo, a Google cita que, após a pandemia, sua ferramenta Meet — própria para reuniões e calls online — cresceu sua taxa de uso diário em 30 vezes.

De acordo com um extenso levantamento divulgado pela KPMG, a pandemia acelerou o progresso em questão de meses ou mesmo anos os seguintes processos:

  • A criação de uma experiência digital perfeita para o cliente (66%);
  • A criação de novos modelos de negócios digitais e fontes de receita (70%);
  • A digitalização das operações e a criação de um modelo operacional de próxima geração (74%);
  • A criação de um novo modelo de força de trabalho, com trabalhadores humanos aumentados pela automação e inteligência artificial (75%).

Qual o papel do Data Center e da conexão na Transformação Digital?

O data center é uma peça essencial em qualquer estratégia de transformação digital. Afinal, alcançar um diferencial competitivo em um mundo digitalizado é complexo, especialmente com tantas empresas na mesma corrida.

Hoje, as empresas devem entregar experiências cada vez melhores e mais personalizadas, ao mesmo tempo em que precisam reduzir custos, ter flexibilidade, segurança, mobilidade e escalabilidade na infraestrutura de dados.

Transformação Digital

É justamente isso que o data center, em seus mais variados formatos, oferece.

No entanto, quando se trata de capacitar a transformação digital, o principal recurso de um data center moderno é a conectividade.

A movimentação eficiente de dados para os componentes de TI que coletam e processam os dados requer uma rede de comunicações extremamente dinâmica e onipresente.

Com infraestrutura cada vez mais distribuída e demandas de menor latência, ter alto nível de conectividade é vital.

Conte com a Ascenty no processo de transformação digital

Agora que você sabe mais sobre como a pandemia acelerou a transformação digital, bem como o papel do data center e da conectividade na sua operação, entende a importância de contar com parceiros especializados?

Para garantir eficiência, estabilidade, velocidade e capacidade de armazenamento para a sua empresa, a Ascenty construiu uma rede de fibra óptica de alta velocidade e um ecossistema de parceiros que permite aos seus clientes aproveitar a flexibilidade e agilidade que precisam para se transformar digitalmente.

Além disso, a conectividade robusta dos seus 27 data centers facilita a entrega aprimorada de serviços e conteúdo de forma a capacitar a continuidade de negócios.

A Ascenty é a maior empresa de Data Centers da América Latina, com uma rede de fibra óptica própria de mais de 5.000 km de extensão.

Entre os serviços para possibilitar a transformação digital do seu negócio, a Ascenty oferece:

  • Colocation;
  • Smart Hands;
  • Work Areas;
  • Ambientes preparados para Disaster Recovery;
  • Posicionamento ideal para estratégia de Edge computing;
  • Ecossistema de Conectividade;
  • Interconexão;
  • Cloud Exchange;
  • Internet Exchange;
  • IX.Br (PIX PTT);
  • Cross Connect;
  • Banda IP;
  • Link IP;
  • Anti DDoS;
  • DWDM;
  • MPLS;
  • Lan to Lan;
  • Cloud Connect.

A Ascenty entende o momento desafiador e trabalha de forma a promover o melhor ambiente para a digitalização das empresas, de modo que possam se adequar ao novo normal, mostrar competitividade e melhorar seus resultados.

Que tal entender como a Ascenty pode ajudar o seu negócio neste período de pandemia a alcançar a transformação digital, com serviços especializados em data center e conectividade?

Agende uma reunião para conversar com um de nossos especialistas