• Português
  • English
  • Español

TI verde: tudo o que você precisa saber sobre tecnologia verde

Embora a TI Verde não seja mais um conceito inédito, ainda temos muito a evoluir nessa área. Isso porque, estamos tão acostumados a falar em evolução digital que nem sempre pensamos em como isso impacta o meio ambiente.

Felizmente, as coisas estão mudando e as empresas estão mais atentas ao uso sustentável dos recursos no setor de Tecnologia da Informação. E o melhor: este nível de consciência está dominando o mercado: da pequena à grande organização.

Mas conquistar uma operação sustentável depende de um esforço consciente. É preciso pensar e agir, por isso preparamos este conteúdo indispensável para todo profissional e empresa que deseja fazer a diferença.

Que tal explorar mais a fundo o conceito de TI Verde, como funciona e sua importância no mercado corporativo atual? Continue conosco!

O que é TI Verde?

TI Verde é o conjunto de ações, recursos e estratégias com foco no uso consciente e ambientalmente responsável de computadores e recursos de TI. Ou seja, um movimento para tornar a Tecnologia da Informação mais sustentável.

“O termo TI Verde engloba todas as tecnologias da informação que ajudam a reduzir os impactos da atividade humana e empresarial no meio ambiente”

Em uma análise mais ampla, nos referimos ao estudo, à engenharia, à fabricação, ao uso e ao descarte adequado de dispositivos de forma a reduzir seu impacto ambiental.

Com o boom da Inteligência Artificial, aumento do volume de dados e o avanço do 5G, é algo que precisamos ficar de olho. Afinal, a transformação digital consome muitos recursos naturais: das matérias-primas necessárias para fabricá-los até a energia usada para operá-los — sem esquecer os problemas para descartá-los.

Quais são os três pontos em que a TI Verde atua?

A TI Verde é um conceito amplo que se concentra em três grandes pontos: eficiência energética, redução de resíduos e preservação ambiental. Assim, sempre que ouvir falar neste termo, entenda que é possível focar em diferentes áreas, mas com o mesmo objetivo: a sustentabilidade.

A seguir, detalhamos um pouco melhor esses três pilares:

1.     Eficiência Energética

O setor de Tecnologia da Informação consome muita energia, por isso um dos pilares da TI Verde é alcançar uma melhor eficiência energética. Nesse caso, há um olhar atento para o uso de hardwares e softwares mais eficientes e otimização da infraestrutura.

Sendo assim, iniciativas como as da Ascenty, que investe em equipamentos de última geração e no uso de energia renovável nos Data Centers, são indispensáveis para o futuro do planeta.

2.     Redução de resíduos

A TI Verde também dá uma atenção especial ao descarte em excesso e inadequado dos resíduos gerados pelo setor de tecnologia. Você já parou para pensar sobre o assunto?

Estamos tão acostumados a usar e descartar equipamentos eletrônicos, que não nos atentamos à quantidade de lixo que esse comportamento gera. Em ambientes empresariais, isso é ainda mais preocupante.

Neste ponto, vale a pena destacar o Programa Aterro Zero, da Ascenty. A iniciativa visa acabar com o descarte inadequado dos resíduos produzidos nos Data Centers, preservando o solo e os lençóis freáticos.

3.     Preservação ambiental

Por fim, o terceiro ponto é a preservação ambiental. Nesta área, o foco está em garantir uma evolução tecnológica e digital mais sustentável. Isso porque, é totalmente possível avançarmos com um menor impacto ambiental.

Em geral, as organizações devem priorizar decisões que não prejudiquem o meio ambiente e sempre pensar em maneiras de crescer com equilíbrio.

E por que é tão importante pensar em Tecnologia Verde?

É simples: a pegada de carbono da era digital cresce a cada dia. Estudos apontam que a emissão de carbono associada às atividades digitais represente em torno de 4% das emissões totais no planeta e esse percentual deve crescer 6% ao ano até 2025.

Estamos falando de 2 gigatoneladas de CO2 jogadas na atmosfera. Trazendo para um contexto mais real, isso equivale a 200 mil Torres Eiffel!

Para neutralizar todo esse carbono, teríamos que cobrir 1/3 da Terra com florestas. Esses são dados alarmantes, que enfatizam o quanto é importante fazer algo hoje e agora.

Essa emissão tem várias origens, desde à extração e processamento de matéria-prima para a fabricação de equipamentos de TI ao transporte e consumo energético. Aliás, é indispensável entender que existem dois tipos de uso digital:

  • Uso local: seus próprios equipamentos, computadores e servidores.
  • Uso na nuvem: recursos que operam em servidores remotos.

Nem sempre pensamos no consumo e impacto ambiental da cloud computing, especialmente por não estar no nosso campo de visão. Entretanto, manter servidores e dados na nuvem exige Data Centers e muito esforço tecnológico.

Quais os desafios de implementar a TI Verde nas empresas?

Mesmo com tanta relevância, alguns obstáculos têm freado a implementação da TI Verde nas empresas. São desafios reais, enfrentados por negócios de todos os portes e tamanhos.

Entender este cenário pode te ajudar a pensar em maneiras de corrigir os problemas e avançar em direção a uma evolução digital sustentável. Conheça os desafios:

  • Investimento financeiro inicial: investir em novas tecnologias e projetos verdes pode custar caro. É por isso que muitas organizações evitam trocar sistemas legados e modernizar sua infraestrutura.  
  • Falta de uma “cultura verde”: atuar com o foco em preservar o meio ambiente exige uma mudança de pensamento e postura. Muitos gestores ainda estão resistentes, pois não entendem os impactos positivos dessa decisão.
  • Falta de planejamento: algumas empresas decidem iniciar o projeto de TI Verde, mas não conseguem definir por onde começar e acabam paralisando.

Quais vantagens de adotar a TI verde na sua empresa?

Um dos maiores diferenciais da TI Verde é que ela não só protege o meio ambiente, como impacta positivamente nos negócios e na experiência de seus clientes. Ou seja, um ciclo completo de vantagens.

Estamos falando de vantagens econômicas, sociais, empresariais e, claro, ambientais. Para te ajudar a entender, escolhemos alguns dos principais benefícios desse conceito. Veja só:

Ajuda o meio ambiente

A TI Verde ajuda as empresas a contribuírem com a questão ambiental de múltiplas formas, como:

  • Redução do uso de água: Torneiras aeradas, vasos sanitários eficientes e sistemas de cronometragem externos podem reduzir significativamente o uso de água. Uma solução já comum são as torneiras com sensor de movimento que desligam automaticamente.
  • Redução do uso de papel: Uma empresa paperless é amiga do meio ambiente, pois elimina uma grande parte dos resíduos mais comuns do local de trabalho. É algo que reduz custos com armazenamento e descarte.
  • Redução do uso de energia elétrica: Pequenas mudanças, como o uso de iluminação LED, podem economizar muito dinheiro todo mês.

Melhora a imagem da empresa em relação ao mercado

Hoje, cada vez mais consumidores são ambientalmente conscientes e preocupados. Na verdade, de acordo com a INC., 73% dos millennials estão dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis, bem como fazer negócios com empresas que são ecologicamente corretas.

Ao anunciar (e mostrar) sua empresa para o público em geral como verde, você poderá ver um aumento significativo nas vendas e leads.

É claro que isso demanda iniciativas estratégicas de marketing. Porém, as ações internas de TI Verde conversam com uma boa parcela de clientes, atraindo sua atenção.

Melhora o desempenho dos colaboradores

A TI Verde também pode impactar na produtividade dos colaboradores e da empresa. Veja só: é muito mais fácil encontrar documentos na nuvem do que vasculhar um arquivo físico!

Com a TI Verde, você é obrigado a investir em soluções digitais para solucionar problemas e ajudar nas tarefas corporativas do dia a dia. Isso inclui não só soluções na nuvem, como também o uso de dispositivos móveis.

Na verdade, algumas organizações podem ter melhorias de até 25% na produtividade, apenas por mudar para uma plataforma digital de operação. Assim, sua empresa pode conquistar receitas adicionais e desenvolver novos modelos de negócio.

Outro ponto é que a TI Verde pode também ser responsável por melhorar a qualidade do ambiente de trabalho. Isso se dá com uso de soluções tecnológicas que controlam a qualidade do ar, a temperatura e mesmo a umidade do ambiente.

Diminui os custos da empresa

Com a TI Verde, você pode eliminar (ou reduzir) vários custos operacionais. Um bom exemplo é a implementação de equipamentos com boa eficiência energética, que reduzem a conta de luz.

Além disso, é possível reduzir os gastos com canetas, clips, marcadores e material de papelaria com o uso de sistemas, softwares e soluções baseadas na nuvem. Veja bem: quanto sua empresa gasta com tinta de impressora, manutenção e substituições? Apostamos que esse valor é bem alto!

Com a migração para uma operação digital, apoiada na TI Verde, é possível reduzir todos esses gastos de forma estratégica.

Reforça e melhora a cultura organizacional

Investir na TI Verde é uma forma de demonstrar aos seus colaboradores que sua empresa está comprometida com o futuro do planeta. Na prática, isso ajuda a criar uma cultura ética e responsável, estimulando boas práticas em todo o time.

Em uma análise mais ampla, esse pode ser um fator a mais para garantir a retenção de engajamento dos talentos, especialmente das gerações mais novas, que valorizam a sustentabilidade como um valor inegociável.

Quais as certificações de TI Verde?

Com a crescente conscientização e necessidade de evoluirmos para um modelo de TI Verde, o próprio mercado se movimentou e criou selos e certificações voltadas para as questões sustentáveis.

Embora não sejam obrigatórias, elas ajudam a demonstrar para os clientes, investidores e a sociedade o compromisso de uma marca com a preservação ambiental. Conheça as principais!

ISO 14001

A ISO 14001 é uma certificação mundial, extremamente relevante para o mercado atual. Empresas com este reconhecimento têm um Sistema de Gestão Ambiental eficiente, que segue regras e boas práticas indispensáveis para a preservação da natureza.

É importante dizer que a norma detalha estratégias para identificar riscos, oportunidades e até como priorizar iniciativas. Em síntese, é um documento completo, com diretrizes valiosas para se atingir bons resultados.

ISO 5001

A ISO 5001 também é uma certificação de nível mundial que institui o Sistema de Gestão de Energia. Portanto, é focada no consumo energético dentro das empresas de todos os portes e segmentos: da indústria a serviços.

A conquista dessa certificação evidencia um consumo energético consciente na empresa. Além disso, deixa claro que a marca está contribuindo ativamente para a redução da emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE).

Selo Carbono Neutro

O Selo Carbono Neutro é uma certificação voltada para a identificação das empresas que conseguem neutralizar a emissão de CO2 da sua atividade. Ou seja, empresas que compensam os impactos ambientais de sua operação.

Sem dúvidas, é um grande indício de uma atuação sustentável e focada na preservação do planeta. Lembrando que zerar essa emissão não significa não emitir gases do efeito estufa, mas de adotar maneiras que reequilibrem a atmosfera, como o plantio de árvores.

PROCEL

O Selo PROCEL é concedido a equipamentos e produtos com alta eficiência energética. Para isso, eles passam por rigorosos teses em laboratório com foco em comprovar que utilizam a energia de forma econômica e segura.

É válido mencionar que este é um dos selos mais conhecidos pelo consumidor comum. Atualmente, eletrodomésticos e até automóveis são testados e contam com a classificação para orientar e informar o comprador.

Como transformar a TI em TI Verde em seu negócio?

Tornar sua operação mais verde é um desafio, mas os benefícios compensam os esforços. A questão é: por onde começar?

Como dissemos, muitas organizações não sabem como transformar a TI em uma TI Verde. Por isso selecionamos algumas estratégias e dicas que podem te ajudar a dar os primeiros passos e fazer a diferença no mundo. Confira!

Invista em soluções na nuvem

A Cloud Computing é uma das suas principais aliadas na jornada pela TI Verde. Portanto, se você ainda não iniciou a migração para a nuvem, este é mais um motivo para dar este passo.

Com a nuvem, é possível digitalizar a operação — parcial ou completamente. Dessa forma, você aproveita soluções terceirizadas (SaaS, PaaS e IaaS) para maximizar sua produtividade e, claro, reduzir custos e a emissão de carbono.

Além disso, dependendo do provedor que você escolher, pode aproveitar de recursos diferenciados e todo um ecossistema de conectividade capaz de melhorar sua operação.

E como isso favorece o meio ambiente? De forma prática, há a redução da compra de hardwares e até a possibilidade de atuar remotamente, evitando deslocamentos desnecessários de seus funcionários.

Oriente a sua equipe

Treinamento, qualificação e orientação são necessários para que sua equipe não apenas entenda o que é, mas porque é importante aplicar os preceitos da TI Verde.

Essa é uma boa prática que pode ser implementada com agilidade e que traz bons resultados. A verdade é que falamos pouco sobre o assunto no dia a dia corporativo e todo funcionário pode fazer a sua parte.

Incentiva o uso consciente do papel, de copos descartáveis e até da pia do banheiro e da iluminação artificial. A soma de pequenos esforços conduz a um resultado surpreendente.

Prolongue a vida útil de seus equipamentos de TI

Uma das formas mais estratégicas de aderir à TI Verde é reduzindo a compra de novos equipamentos de TI de forma desnecessária. Para isso, é possível investir em diferentes ações:

  • Compre equipamentos de qualidade e com vida útil maior;
  • Invista em manutenções preditivas para evitar danos irreversíveis;
  • Conscientize seu time sobre cuidados com os equipamentos.

Adote fontes alternativas de energia

O que acha de investir em fontes alternativas de geração de energia? O Brasil é um país com grande potencial de energia solar, por exemplo, e as empresa precisam aproveitar melhor esse recurso.

Além da considerável redução da fatura de energia elétrica, investir em fontes sustentáveis é uma forma de garantir um desenvolvimento econômico consciente e com menor impacto ambiental possível.

Opte por parceiros preocupados com essa questão

Por fim, lembre-se que a TI Verde é o resultado de um ecossistema de empresas com o mesmo objetivo. Por isso, faça negócios com fornecedores preocupados com o meio ambiente e adeptos à TI Verde.

Uma forma de garantir isso é buscando empresas certificadas, que sigam padrões mundiais de avaliação. A Ascenty, por exemplo, possui vários certificados, como ISO 14001 e Carbono Zero.

O que você tem feito para um futuro verde?

Conseguiu tirar suas dúvidas sobre TI Verde? O nosso principal objetivo com este conteúdo é trazer uma visão geral, mas muito completa, sobre a importância de nos envolvermos com ações sustentáveis.

Este é um compromisso que a Ascenty leva muito a sério e nos esforçamos para incentivar no mercado e em nossos clientes. Toda empresa pode fazer a diferença. Junte-se a nós nessa jornada!

Agora que você chegou até aqui, que tal conferir nosso Relatório ESG? Todos os anos, a Ascenty divulga suas iniciativas e os principais resultados dos esforços em prol de um mundo mais justo, ético e ambientalmente equilibrado.

Aproveite para conferir aqui e inspire-se!