Hiperconvergência: saiba o que é e como ela é capaz de impactar as empresas

Que tal ouvir o nosso conteúdo?

Quando falamos em hiperconvergência, falamos de uma infraestrutura de TI que combina computação, armazenamento e rede em um único sistema. O objetivo é reduzir a complexidade da gestão do data center, melhorando sua operação e torná-la mais escalável.

Em sua essência, a hiperconvergência é um termo de marketing que se refere a um tipo de arquitetura de data centers. Mas você sabe o que é o conceito, como funciona e quais os benefícios de aderir à hiperconvergência de TI em seu negócio?

É que o vamos explicar nesse conteúdo.

Interessado em aprender mais? Esse é um tema essencial para quem busca respostas para o futuro da sua infraestrutura tecnológica. Vamos lá?

Hiperconvergência: o que é?

A hiperconvergência ou HCI (hyper-converged infrastructure) é um tipo de convergência de computação e armazenamento. É geralmente mais fácil de implantar e gerenciar, tudo com apenas uma interface. Na prática, a hiperconvergência elimina as etapas manuais e complexas no processo de implantação, sendo projetada para ser uma solução de data center simples.

Normalmente, o serviço de data center hiperconvergente pode ser escalonado de forma incremental. Ou seja, o cliente paga conforme utiliza a capacidade e os recursos da infraestrutura.

Na prática, ele parte de três nós em um único cluster (virtualização, armazenamento e rede). Com isso, as empresas podem personalizar sua infraestrutura conforme necessário, customizando e adicionando recursos.

De acordo com a Markets and Markets, o mercado de infraestrutura hiperconvergente vai atingir a casa dos US$ 27,1 bilhões em valor no ano de 2025, provando ser uma das tendências definitivas para a indústria tecnológica.

Como funciona a Hiperconvergência?

A hiperconvergência funciona através da virtualização de todos os elementos de hardware tradicionais, incluindo armazenamento, rede com o hipervisor e o software de virtualização. É, basicamente, um sistema centrado em software.

Entretanto, antes de entrarmos na parte técnica, vamos simplificar o funcionamento da hiperconvergência, esclarecendo as arestas sobre o assunto. Vamos lá?

  • Infraestrutura tradicional: Data center composto de hardwares e softwares. Sua operacionalização depende da capacidade do data center, bem como do auxílio de especialistas. À medida que as demandas crescem, é necessário incorporar mais componentes de hardware e software, criando uma arquitetura heterogênea, que não contribui na gestão de dados.
  • Infraestrutura convergente: Data center virtualizado com um “pacote pré-configurado” de software e hardware em um único sistema. Assim, simplifica a gestão. Porém, o armazenamento ainda é separado.
  • Infraestrutura hiperconvergente: Data center virtualizado, que reúne computação, armazenamento e rede em um sistema único. Assim, os elementos são definidos por software e implementados virtualmente, com integração perfeita no ambiente do hipervisor. Ou seja, a gestão de todos os recursos e workloads é centralizado via software.

Agora, vamos para a parte mais técnica. Como funciona a hiperconvergência da infraestrutura de TI?

Bom, quer dizer que o data center possui um SDS (Software Defined Storage) e um SDN (Software Defined Network).

Esses dois recursos são combinados em pools que podem ser balanceados de forma dinâmica, alocados para fornecer a quantidade certa de capacidade, desempenho e proteção a uma máquina virtual para executar seus aplicativos.

Em seu núcleo, a infraestrutura hiperconvergente permite a construção e expansão de sistemas usando servidores como “blocos de construção”.

Cada vez que você instala um novo servidor que inclui uma determinada capacidade de computação, a infraestrutura hiperconvergente se apropria de seus recursos e os delega a seus respectivos pools.

O ponto principal da hiperconvergência é retirar o silo da infraestrutura e torná-la muito simples e ágil. Assim, é possível se concentrar no que realmente está agregando valor ao negócio.

No nível fundamental, a hiperconvergência agrega valor na camada física, na qual converge essas unidades de armazenamento, computação e rede. Assim, fornece os recursos para que a sua empresa construa uma infraestrutura 100% escalável e mais confiável.

O que caracteriza a hiperconvergência é a forma como ela consolida todo o gerenciamento do data center sob um modelo que sustenta prioritariamente os workloads. Desse modo, uma infraestrutura hiperconvergente busca realmente convergir todos os recursos necessários para executar aplicativos.

Os impactos da Hiperconvergência nas empresas

A hiperconvergência nasceu para ser uma alternativa simples e flexível de gestão de data center. Isso porque ela centraliza os recursos de armazenamento, já que software e rede são projetados em um único sistema.

Desse modo, toda infraestrutura se torna centrada em software, o que traz vários benefícios ao negócio. Quer saber os principais? Confira!

Redução de custos 

O alto ritmo do mundo dos negócios hoje, especialmente com a transformação digital, exige maior flexibilidade dos negócios. É preciso se adaptar a diferentes demandas, especialmente diferentes workloads — de uma hora para a outra — sem que isso afete seu orçamento.

Com a hiperconvergência, ações como essa são possíveis. Isso porque todos os processos de aquisição, implantação, suporte e gerenciamento simplificados reduzem os custos.

Gera mais segurança

Menos “partes” móveis significa que há menos oportunidades para problemas de hardware, certo?

Com a hiperconvergência, você pode integrar diretamente no sistema recursos de backup e mesmo de disaster recovery. Ou seja, não são soluções “acopladas” e terceirizadas, mas funcionam como um programa dentro do sistema, de maneira nativa e mais efetiva.

Aumenta o desempenho

Com uma única interface, você pode gerenciar de forma centralizada todos os ambientes virtuais. Isso reduz a quantidade de trabalho necessária para manter o sistema, aumentando a produtividade e o desempenho da equipe.

Traz mais recursos para a automação

Como a gestão dos recursos é feita de maneira centralizada, você tem em mãos todas as possibilidades para maximizar seu uso da automação de processos.

Desse modo, seus profissionais podem se concentrar de maneira mais estratégica aos objetivos da empresa, enquanto questões operacionais e técnicas são conduzidas pela própria infraestrutura hiperconvergente.

Permite mais mobilidade

Com a hiperconvergência, você se apoia em um sistema cuja gestão é realizada de maneira centralizada. Todos os recursos são administrados como um software, permitindo maior mobilidade entre cargas de trabalho. Assim, você pode priorizar demandas e flexibilizar sua operação de modo a atender com maior atenção àquelas mais urgentes.

Escalabilidade

Com a abordagem de “construção em blocos”, você pode facilmente expandir sua infraestrutura conforme for necessário. Ou seja, basta adicionar unidades (lembra do exemplo do disaster recovery, que citamos acima?), sem sobrecarregar sua infraestrutura, bem como simplificar ainda mais sua gestão, desempenho e informações.

E aí, gostou de aprender mais sobre a hiperconvergência? O conceito é complexo, mas realmente muito importante para o futuro da infraestrutura tecnológica das empresas.

Possui alguma dúvida sobre o assunto ou quer saber como melhorar sua operação? A Ascenty pode te ajudar!

Entre em contato com a líder em Data Centers na América Latina e marque uma reunião com nossos especialistas!