DWDM: redundância com baixa latência

Em vez de ler, que tal ouvir esse artigo?

O Dense Wavelength Division Multiplexing (DWDM), Multiplexagem Densa por Divisão de Comprimento de Onda, na tradução livre em português, é uma solução de rede de alta velocidade e pode ser uma excelente alternativa, em relação ao custo-benefício, para aumentar a capacidade dos sistemas de conexão da sua empresa.

Quer saber por quê? Então, continue lendo este artigo.

Tecnologia DWDM: agilidade e flexibilidade

Nos últimos anos, o tráfego de dados vem crescendo vertiginosamente impulsionado pelas redes sociais, streaming e jogos online, entre outros, e, principalmente pela mudança de hábitos das pessoas, que agora passam mais tempo conectadas, seja no smartphone, na smart TV e em outros equipamentos com tecnologia IoT, por exemplo.

A chegada da tecnologia 5G quintuplicou o tráfego de dados e vem permitindo o crescimento de novas tecnologias como carros autônomos, tráfego inteligente, cirurgias remotas e IoT.

Outra tecnologia que vem ganhando espaço como meio de transmissão de dados na internet no Brasil é a fibra ótica, responsável por 84% das 2,14 milhões de adições em 2018, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Considerada um meio seguro, a fibra ótica não sofre interferência externa e permite o transporte de dados em grandes distâncias. Em conjunto com o DWDM, por meio da multiplexação da frequência da luz, essa capacidade é multiplicada em tal escala que é como se houvesse diversas fibras óticas dentro de apenas uma.

Além da capacidade da banda, as principais vantagens técnicas do DWDM são:

  • Transporte transparente: transporta vários formatos de dados como Gigabit Ethernet, ESCON e Fibre Channel com abertura a interfaces em uma camada física comum e sem interferência do sinal;
  • Escalabilidade: multiplicação da capacidade da fibra ótica em áreas metropolitanas e em redes corporativas para atender a procura por capacidade em links ponto a ponto, como o linear ADM, ANEL e MALHA;
  • Provisionamento dinâmico: rápido, simples e dinâmico em conexões de rede, os provedores de banda larga são capazes de fornecer serviços de alta largura de banda em dias, ao invés de vários meses;
  • Expansão: permite uma expansão de rede sem ter que construir novas infraestruturas de fibra ótica.

DWDM vs. CWDM

O Coarse Wavelenght Division Multiplexor (CWDM) foi a primeira tecnologia a surgir e se consolidar após o WDM, e trabalha com um espaçamento de 20nm entre cada canal, dessa forma conta com uma capacidade máxima de até 18 canais.

O DWDM foi uma evolução natural do CWDM e trabalha com materiais de altíssima qualidade, o que reduziu drasticamente o espaçamento entre canais, tornando possível colocar até 40 canais diferentes em uma mesma fibra (100Ghz) ou até 80 canais em um mesmo par de fibra (50Ghz).

DWDM: como funciona?

Tecnologias como DWDM e CWDM tornam possível transformar redes de fibra que trafegam 1.25Gbps ou 10Gbps, em redes com capacidade de até 400Gb/s utilizando exatamente as mesmas duas fibras iniciais.

As tecnologias DWDM e CWDM utilizam diferentes comprimentos de onda/frequências/canais, na transmissão de múltiplos links em uma mesma fibra. O funcionamento dessa tecnologia é muito semelhante à ação da luz branca sobre um prisma, onde vários sinais de luz com frequências diferentes estão encapsulados em um “único” meio.

O DWDM pode combinar até 98 canais em uma única fibra óptica. No entanto, na prática, é possível encontrar sistemas capazes de multiplexar até 128 comprimentos de onda. Exemplificando: um sistema DWDM capaz de multiplexar 40 comprimentos de onda a 10 Gbps por canal, possui uma banda larga total de 400 Gbps, o que é suficiente para transportar em uma única fibra o conteúdo equivalente a mais que 1100 volumes de uma enciclopédia em 1 segundo. Esse sistema é a chave tecnológica para integração das redes de dados, voz e imagem de alta capacidade.

Resumindo, as características da tecnologia DWDM são:

  • Espaçamento entre canais de 100 GHz, pode chegar até 50 GHz;
  • Alta capacidade de transmissão por canal, 10 Gb/s, 40 Gb/s e 100 Gb/s;
  • Componentes modernos e de custos atraentes;
  • Aplicações em entroncamentos, redes de longa distância, redes metropolitanas e redes especializadas;
  • Funcionalidades de redes como inserção-derivação, conexão transversal, alocação dinâmica de capacidade de transmissão comercial nas bandas C e L, excelente potencial na banda S;
  • C e DWDM tem o mesmo princípio de funcionamento.

A tecnologia é a tendência para a resolução de problemas de expansão de redes de fibras ópticas. Além da flexibilidade, o DWDM é mais fácil, mais barato e mais rápido. Por tudo isso, oferece maior confiabilidade frente à infraestrutura, sendo capaz de atender com eficiência as demandas do mercado e ao crescente aumento do tráfego de dados.

Vale ressaltar que a DWDM multiplica capacidade e implementa funcionalidades de rede em sistemas de longa e curta distância, tem baixo custo e pode ser integrada em uma mesma plataforma com tecnologia C.

A solução DWDM da Ascenty é capaz de interconectar todos os pontos de rede sem intermediários. Além disso, as redes DWDM são totalmente redundantes e oferecem conexões de baixa latência, o que permite o transporte de todos os tipos de arquivos e a replicação de dados de maneira sincronizada. Quer saber mais ou contratar o serviço? Entre em contato com um de nossos representantes agora. Eles estão prontos para te ajudar.