Data Center: conheça tudo a respeito

Administrar e proteger os dados são ações vitais para as empresas, pois o avanço tecnológico exige não apenas a capacidade de disponibilizar canais digitais para interagir com o cliente, mas também apresentar um elevado grau de segurança da informação. Nesse cenário, contar com um data center é uma excelente alternativa.

Por outro lado, nem todas as companhias têm condições financeiras para investir em uma infraestrutura de ponta que permita processar os dados e disponibilizá-los, de maneira extremamente segura para o público-alvo. Esse cenário contribui para a expansão de tecnologias como a computação em nuvem.

Neste artigo, vamos mostrar vários detalhes sobre o funcionamento, finalidades e os tipos mais adotados no mercado de TI. Confira!

O que é um Data Center?

Também conhecido como centro de processamento de dados, esse ambiente se caracteriza por hospedar diversos equipamentos (servidores, storages etc.), responsáveis pelo processamento e armazenamento de informações corporativas.

Um data center é um local em que a segurança deve estar em primeiro lugar. Por isso, tem controles de acesso que permitem somente a entrada de pessoas autorizadas. Além disso, o ambiente adota mecanismos de controle de acesso, monitoramento de infraestrutura, sistemas de prevenção e combate a incêndios e muitos outros controles.  Ainda vale destacar que esse local apresenta um sistema de controle de temperatura das áreas de Data Hall em alta capacidade, cujo objetivo é evitar que os equipamentos percam desempenho, em virtude do superaquecimento.

 O sistema elétrico também precisa ser acompanhado com muita atenção nesse ambiente, onde o ideal é ter os bancos de baterias (nobreaks) e grupo geradores, para os serviços não serem prejudicados por problemas no abastecimento de energia elétrica.

 Em um data center, é indicado contar com um sistema de monitoramento eficiente, com o qual seja possível analisar todos os fatores internos e externos que possam afetar a saúde e desempenho do ambiente crítico.

Ter um entendimento pleno sobre o funcionamento de um data center é relevante para um gestor verificar a melhor opção para uma companhia ter dados mais protegidos e disponíveis. Se não houver essa preocupação, uma empresa corre sérios riscos de ter problemas no futuro com falhas de segurança da informação.

 Para que serve um Data Center?

As principais finalidades desse ambiente são armazenar e processar um elevado volume de informações. Em uma sociedade em que os dados são cada vez mais importantes para a tomada de decisão, contar com uma infraestrutura de TI de ponta é indispensável para manter a competitividade.

À medida que uma organização conta com um centro de processamento de dados das melhores práticas do mercado, maiores são as possibilidades de gerenciar os dados com eficiência e suportar as demandas do público-alvo.

Ao ter um ambiente capaz de armazenar uma grande quantidade de dados, menores são os riscos, por exemplo, de haver problemas nos sistemas em momentos de maior demanda. Muitas empresas perdem oportunidades de expandir as vendas, porque não se preparam adequadamente em termos tecnológicos para prestar um atendimento adequado.

Também vale destacar que a dificuldade de processar as informações pode prejudicar o funcionamento de sistemas corporativos. Esse é mais um fator para ter uma atenção especial ao investir em uma estrutura robusta de TI. Além disso, um data center oferece mais segurança às informações institucionais, desde que siga as melhores práticas do mercado.

Os Diferentes tipos de Data Center

Há diferentes modalidades de data center, o que é positivo para as empresas avaliarem qual é a melhor opção para manter os dados mais protegidos. Para ajudar na escolha, vamos detalhar os tipos mais conhecidos. Acompanhe!

Data Center Colocation

Também denominado como “housing”, o colocation se caracteriza por funcionar como se fosse um aluguel da infraestrutura. Nessa situação, uma companhia contrata, durante um determinado período, um data center, onde serão instalados os servidores adquiridos, com a intenção de minimizar os riscos de vazamento de dados e de reduzir custos com espaço, investimento e com melhor desempenho.

É uma alternativa muito interessante para empresas que não tem condições de construir um data center próprio. Afinal, trata-se de um investimento, em muitos casos, bastante robusto e que exige muito planejamento.

Tipos de Data Center Colocation

  • Racks: Modo de terceirização no qual a infraestrutura de Data Center da sua empresa é abrigada nas dependências da empresa contratada.
  • Cages: Esse método possibilita instalar o seu Data Center Colocation em uma zona definida no contratante com recursos extras de segurança.
  • Áreas dedicadas: Solução indicada para grandes players de tecnologia que necessitam de um espaço mais amplo, seguro e altamente personalizável.

Data Center Hyperscale

Tem como aspecto marcante aos contratantes do serviço de Data Center Colocation a possibilidade de usar os recursos de maneira escalável. Ou seja, é viável reduzir ou aumentar a capacidade de armazenar os dados, de acordo com as necessidades corporativas.

Por exemplo, um e-commerce pode explorar esse tipo de data center para gerenciar um maior volume de informações nos dois últimos meses de um ano, período em que as pessoas estão mais propensas a fazer compras online.

Contar com uma estrutura escalável oferece bastante flexibilidade para a gestão dos recursos de TI. Esse fator merece ser levado em consideração na hora de escolher qual é o melhor ambiente para manter os dados empresariais mais seguros e disponíveis.

Data Center Enterprise

Consiste no modelo mais utilizado do mercado. Nele, o Data Center fica sob a responsabilidade do próprio usuário, alocado em um espaço corporativo, ou seja, nas instalações da empresa, com a intenção de facilitar o controle de acesso.

Embora exija um maior investimento para implantação e um time qualificado para a operação, essa modalidade de data center é o preferido das corporações que julgam mais adequado controlar, de maneira plena, os dados e as atividades de TI.

Data Center Edge

Esse tipo de data center opera com baixa latência para facilitar o recebimento de conteúdos de forma instantânea pelos usuários. É uma estrutura bastante utilizada por aplicativos ou por serviços focados em streaming, como o Netflix e Spotify.

Para isso ser viabilizado, esse data center opera perto dos consumidores finais, ou seja, na borda da rede. Além disso, ele envolve outros recursos como big data, armazenamento na nuvem, Internet das Coisas, entre outros.

Data Center em nuvem

Consiste em uma estrutura totalmente virtual. Em outras palavras, não demanda nenhum investimento para criar o ambiente internamente, onde estarão os equipamentos para processar e armazenar os dados, mas sim precisa ser contratado junto à fornecedora do serviço.

Esse recurso permite que todos os sistemas corporativos sejam acessados em qualquer dispositivo conectado à internet. Isso proporciona uma grande mobilidade e flexibilidade para a equipe.

 Como a Ascenty pode ajudá-lo?

Com experiência em diversos projetos para a implantação de Data Centers, a Ascenty é líder do setor na América Latina. Todos os sites da empresa contam com padrão internacional Tier III e estão interligados por uma rede de fibra óptica própria, o que garante um elevado nível de conectividade.

A Ascenty também propicia aos clientes escolherem o Data Center de acordo com a localização mais estratégica. Esse aspecto é crucial para as empresas terem mais condições de manter as atividades, dentro de boas práticas de segurança da informação. Se você quer investir em uma estrutura de ponta, vale a pena entrar em contato com a nossa equipe agora mesmo! Estamos à disposição para ajudar você a usar a TI a favor do seu negócio