Saiba por que a sua empresa não deve manter um Data Center Interno

Que tal ouvir o nosso conteúdo?

Como o ambiente de Tecnologia da Informação (TI) de uma empresa está se tornando cada vez mais estratégico e relevante, os gestores devem tornar a área mais eficiente e otimizada. Um aspecto que gera dúvidas nas organizações é saber se é mais vantajoso manter um Data Center interno ou contratar uma empresa especializada, que disponibilize um ambiente físico para manter esse centro de processamento de dados, serviço que é chamado de Colocation.

Para solucionar essa questão e fazer com que você tome a melhor decisão, é necessário saber quais são os pontos negativos e positivos de ter um Data Center interno, informações que serão apresentadas durante a leitura deste conteúdo!

Quais são os pontos negativos em manter um Data Center interno?

Aspectos negativos impactam o negócio de diferentes formas, podendo aumentar o risco da organização, prejudicar sua eficiência e reduzir sua competitividade. Entenda-os melhor abaixo.

Riscos de segurança

Data Center internos estão instalados nas dependências da empresa, por isso são bastante sujeitos a interferências físicas, como incêndios, acidentes, desastres naturais (como enchentes), entre outros. Por exemplo, um eventual incêndio pode fazer com que servidores, computadores, discos rígidos, redes e outros equipamentos sejam queimados e todos os dados do negócio sejam perdidos.

Além disso, optar pelo Data Center interno exige que o negócio tenha muitos computadores e equipamentos, o que aumenta as chances de que ocorram acidentes ou incidentes internos, que podem colocar em risco a integridade física dos colaboradores.

Aumento de custos

Há vários custos que precisam ser arcados pela empresa quando ela opta pelo Data Center interno. Um deles é o grande consumo energético, que será bastante elevado e crescerá conforme a organização se desenvolve, já que ela precisará de máquinas cada vez mais robustas.

Nesse aspecto, também é importante considerar a questão ambiental, pois o negócio não conseguirá garantir a sustentabilidade e preservar o meio ambiente, pois precisará gastar cada vez mais energia e água para manter o ambiente de TI em funcionamento.

A entidade também necessitará construir uma sala altamente equipada, com geradores, refrigeração constante para deixá-la na temperatura ideal e garantir que o ambiente esteja em excelentes condições, seguro, entre outros.

Além disso, há gastos amplos com a atualização dos aparelhos, já que como os equipamentos se tornarão obsoletos com o passar do tempo e precisarão ser trocados por outros com maior capacidade de armazenamento, de processamento e que têm recursos mais modernos. Com o rápido avanço da tecnologia e desenvolvimento atualmente, o gestor deve ter em mente que terá um gasto bastante elevado com atualizações.

Por fim, outro gasto impactante diz respeito à manutenção dos equipamentos, pois o funcionamento desses computadores e equipamentos precisarão ser periodicamente revisados para assegurar que eles estejam em pleno funcionamento.

Saiba que a empresa não arcará apenas com os hardwares (peças físicas dos computadores), mas também com colaboradores que estarão designados especialmente para realizar a atualização e manutenção do ambiente de TI.

No entanto, profissionais especializados e experientes na área são mais difíceis de encontrar, além de terem altos salários. Por essa razão, manter todas essas atividades é excepcionalmente custoso, especialmente para pequenas e médias empresas (PMEs).

Como o Colocation surge como a melhor alternativa ao Data Center Interno

O Colocation é a melhor solução para corrigir os problemas listados anteriormente e evitar danos à empresa, fazendo com que ela se torne mais segura, otimizada e eficiente. Entenda melhor as vantagens desta alternativa a seguir.

Segurança otimizada

Os equipamentos estão sob responsabilidade da empresa contratada quando você opta pelo Colocation. Por isso, geralmente, as empresas equipam os ambientes para assegurar a máxima proteção dos eletrônicos. Elas investem em prevenção a incêndios, segurança 24 horas, entrada somente de pessoas autorizadas às salas dos computadores, pontos de checagem, entre outros.

Como a empresa se tornará mais enxuta ao contratar uma empresa de data centers, ela pode minimizar o perigo ao ambiente físico da empresa e à integridade física dos colaboradores.

Outro aspecto relacionado à segurança trata das ferramentas que protegem os sistemas e as informações do negócio, como firewalls, antivírus, sistemas de acesso ao usuário, criptografia de dados, entre outros.

Normalmente uma empresa de Colocation tem robustos sistemas e softwares que diminuem as chances de que cibercriminosos invadam a empresa e subtraiam suas informações.

Diminuição de custos gerais

Migrar os dados para o Colocation elimina os gastos relacionados à infraestrutura do negócio. De forma, geral, a organização não arcará com manutenções, atualizações, monitoramento dos bens, climatização do ambiente, entre outros. Gastos com energia elétrica também serão minimizados, pois o Data Center estará localizado no ambiente da empresa contratada.

Ainda sobre atualizações e manutenções, essas atividades serão delegadas para as empresas de Colocation, que geralmente têm parcerias com os principais fabricantes de equipamentos ou fornecedores na área, o que significa que eles conseguem equipamentos de ponta por preços mais acessíveis.

Uma empresa de Colocation também conta com quadro de colaboradores altamente especializados, que conseguirão realizar uma manutenção eficiente e de qualidade, minimizando o tempo de indisponibilidade do sistema.

Maior possibilidade de escalabilidade

Contar com o apoio de uma empresa de Colocation possibilita que uma organização expanda suas atividades sem arcar com os mesmos custos. Primeiramente, você poderá aproveitar de uma tecnologia de ponta de forma mais econômica e de profissionais especializados sem precisar contratá-los.

Além disso, a organização poderá facilmente alterar a capacidade do processamento do Data Center contratado de acordo com as necessidades do negócio. Por exemplo, em um momento de altas vendas do negócio, pode-se entrar em contato com a empresa contratada e solicitar planos mais robustos.

Por outro lado, é possível firmar planos mais econômicos quando a empresa precisa reduzir suas atividades, evitando que seus equipamentos gerem custos enquanto ociosos.

Melhor suporte

Uma empresa competente oferece um atendimento de qualidade, rápido e que soluciona problemas no primeiro contato. Com um bom suporte à sua disposição, os colaboradores da sua empresa poderão se concentrar em atividades mais estratégicas e relevantes em vez de lidar com manutenções ou atualizações.

O Colocation também engloba a realização de backups constantes e automáticos para que dados perdidos sejam facilmente recuperados, o que facilita ainda mais a rotina da organização.

Você pode contar com o apoio da Ascenty para garantir um Data Center de qualidade, já que ela é líder no serviço de Colocation, sendo a maior empresa em infraestrutura de Data Centers na América Latina. Todos os Data Centers estão em locais estratégicos e são interligados por uma rede própria, com 100% fibra ótica e nova.

Adotar o Data Center Interno prejudica diretamente as operações do negócio, já que isso aumenta consideravelmente seus custos e riscos. Portanto, a melhor solução para potencializar o desenvolvimento da empresa é contratando uma empresa especializada.

Quer saber como a Ascenty ajuda a potencializar o desenvolvimento do seu negócio? Entre já em contato conosco e marque uma reunião!