Como escolher o provedor de Colocation certo para o seu negócio

Que tal ouvir o nosso conteúdo?

Em muitas organizações, a escolha do provedor de Colocation é um dilema. Afinal, cada vez mais, as empresas entendem seu valor para a produtividade diária. No entanto, é justamente por conta dessa “camada a mais” de importância que a tomada de decisão se torna tão difícil. Afinal, o que distingue um provedor de Colocation de outro? Quais os pontos-chaves a serem considerados antes de fazer uma escolha?

Essas são as respostas que todas as empresas que optam pelo Data Center Colocation devem buscar.

O modelo, que se trata basicamente de uma terceirização de data centers em um provedor especializado (alugando além da capacidade tecnológica, o espaço, atendimento de qualidade e outros serviços adicionais), vem ganhando espaço no mercado.

Não é por menos que se projeta que o braço de Colocation do mercado de Data Centers atinja um valor maior que US$ 100 bilhões até 2025.

Se a sua empresa está nesse processo, muita calma. É preciso observar o mercado e considerar os players mais adequados a absorver suas demandas e cooperar com seus objetivos.

Afinal, seu data center é um braço estratégico do negócio — para o presente e futuro.

Aprenda mais seguindo a leitura!

Os principais pontos para se escolher seu provedor de Colocation 

Diferentemente de outros serviços, a escolha do provedor de Colocation vai muito além de simplesmente o preço. Claro que ele continua sendo determinante, mas aqui deve-se analisar o todo.

Afinal, o data center é um componente central em um ecossistema de tecnologias que deve funcionar bem e de forma integrada. São múltiplas camadas a serem consideradas.

Localização do Data Center

Pode não parecer, mas a localização do data center faz toda diferença no Colocation. Ou, melhor ainda, as localizações!

Por exemplo, se a sua empresa opta por armazenar dados no data center colocation, é uma boa ideia que ele (a estrutura física) esteja mais próximo da sua empresa. Isso significa que a empresa poderá acessar as instalações mais rapidamente.

Agora, se sua empresa busca oferecer serviços aos clientes, uma alternativa é escolher por data centers diversificados, próximos de suas localizações. Assim, ela vai oferecer melhores condições, como menos latência, por exemplo.

No fim, tudo depende dos objetivos. A Ascenty, por exemplo, possui mais de 17 data centers pelo Brasil.

Quantidade de Data Centers

É claro que não é necessário ser dono de uma malha enorme de data centers para prover um bom serviço. No entanto, quanto maior o número deles, mais resiliente é a infraestrutura. Para empresas que necessitam de sistemas mais robustos, o multi data center é uma característica valiosa.

Problemas comuns de latência, estabilidade, disponibilidade e mesmo ameaças de desastres naturais quase não são sentidos. E essa é uma alternativa que a infraestrutura da Ascenty, a maior da América Latina, pode promover.

Data Center Carrier Neutral

A possibilidade de contar com um data center carrier neutral é uma ótima vantagem. Afinal, significa que o provedor de colocation não está atado a uma só operadora de Telecomunicações.

Assim, sua empresa pode acessar diferentes serviços, que melhor se encaixem em suas necessidades, contando com múltiplas opções para conectividade e demais serviços.

É uma ótima opção para quem busca um ambiente de dados flexível e que possibilite um crescimento escalável mais seguro e garantido.

Data Center preparado para o seu crescimento

E se o seu negócio crescer 10%, 50% ou até 300% em um ano? Essas perspectivas são ótimas, mas é preciso de um data center capaz de segurar tamanha guinada produtiva e de dados.

Um provedor de colocation como a Ascenty, por exemplo, consegue acomodar esse nível de crescimento justamente por conta da infraestrutura robusta. Ou seja, você pode simplesmente aumentar o seu ambiente de colocation, sem se preocupar com custos como construção de ambiente físico, manutenção das instalações, hardwares etc.

Data Center com altos índices de conectividade

Ao contar com um provedor de Colocation, a sua empresa abraça uma ampla gama de adicionais que caminham com este provedor.

No caso da Ascenty, por exemplo, essa rede de parcerias compõe um verdadeiro ecossistema de conectividade. Assim, sua empresa pode se conectar a uma variedade de diferentes operadoras e provedores de serviços de Internet e na nuvem.

Tudo graças a uma interconexão qualificada, que parte de uma rede de fibra óptica de mais 4500 km de extensão. Trata-se de um ganho em competitividade para seu negócio!

Suporte Técnico especializado e disponível

Rapidez e eficiência 24x7x365. É o que você deve esperar de um provedor de Colocation comprometido com os objetivos do seu negócio. Um provedor que valha a pena confiar é o que pode lhe proporcionar esse nível de atendimento, com uma equipe técnica no local sempre pronta para qualquer problema. Assim, você tem um suporte de alto nível técnico, transparente e ágil.

O SLA proposto é condizente com sua necessidade

Ao fechar com um provedor de Colocation, você deve prestar atenção ao Acordo de Nível de Serviço (SLA) estabelecido. Nele, estarão descritos os compromissos do provedor com sua empresa, detalhando entre outros itens, o tempo de atividade e a disponibilidade que ele fornecerá.

É o SLA que deve guiar a parceria e deve sempre ser analisado para conferir se tudo foi seguido à risca!

Proteção contra desastres naturais

O clima no Brasil é intenso: enchentes, tempestades, ventos e raios. Tudo bastante prejudicial aos ativos tecnológicos. Por isso, garanta que o seu provedor de Colocation tenha em vigor um posicionamento estratégico que permita a sua empresa ter um ambiente de Disaster Recovery, capaz de proteger seus sistemas, servidores e dados, garantindo assim a continuidade dos negócios.

Por que a Ascenty é a sua melhor escolha de provedor de colocation?

A sua busca por um provedor de Colocation pode ter um ponto de final aqui, agora.

A boa notícia é que a Ascenty pode ser a parceira que você busca, providenciando os melhores data centers e serviços relacionados para sua empresa. Trata-se da maior infraestrutura de Data Centers da América Latina, com enorme alcance em todo país.

Além disso, a Ascenty é líder do quadrante de Colocation no Brasil do ISG Provider Lens™ 2020. O estudo independente foi feito por uma empresa líder no segmento e coloca a Ascenty como a primeira no que diz respeito à prestação de serviços de qualidade, segurança e eficiência.

Tudo que a sua empresa, quando falamos de Colocation, precisa!

Essa possibilidade é ainda maior porque, no checklist dos pontos elencados acima, a Ascenty tem um OK em todos!

E então, que tal tomar uma decisão acertada encontrando o provedor de Colocation perfeito para o seu negócio?

Fale com um de nossos especialistas e entenda como a Ascenty pode ajudar sua empresa!