Como escolher o Data Center Ideal para o meu negócio?

Que tal ouvir o nosso conteúdo?

Ao se encontrar diante do dilema de escolher o data center ideal para a empresa, várias dúvidas vêm à mente do responsável pela tomada de decisão. Não por menos, não se trata meramente de uma escolha entre uma opção A, B ou C, mas uma decisão estratégica. Afinal, dentre todos os tipos de data center, qual o melhor para o seu negócio?

Saber essa resposta exige conhecimento e estudo de caso: entender, essencialmente, as necessidades da sua empresa. Afinal, por mais que os dados ocupem um protagonismo cada vez mais crescente na vida corporativa, as empresas os processam de diferentes formas.

Porém, é claro, muito além do armazenamento e utilização dos dados, a escolha do data center ideal também vai definir os contornos da sua produtividade. Ele será a base das suas operações diárias, ditando — de acordo com suas limitações — seu potencial de produção.

Aqui, falamos de nível de conectividade, de segurança da informação, de proteção contra desastres naturais ou humanos, de redundância, latência e estabilidade.

Ou seja, o data center ideal é aquele que garantirá o melhor nível de eficiência produtiva para o seu negócio. Ao mesmo tempo, servirá de ecossistema para o desenvolvimento de seu ambiente tecnológico.

Portanto, essa é uma grande decisão a ser tomada, certo? Por isso, entender o que levar em conta — quais os pontos-chave — é essencial.

Quer entender quais deles serão cruciais para essa escolha? Então continue a leitura!

Data Center ideal: o que levar em conta

Há alguns diferentes tipos de data center disponíveis no mercado. Supomos que você já os conheça bem:

  • Data Center Colocation: Neste modelo, você “aluga” um espaço de um provedor de data center que possua uma infraestrutura robusta, completa e capaz de atender suas necessidades, como a Ascenty.
  • Data Center Cloud: Como o nome sugere, no modelo na nuvem a sua infraestrutura de dados é totalmente virtualizada. 
  • Data Center Híbrido: Trata-se de um modelo que utiliza ambos, cloud e Colocation (ou on-premise). Normalmente, virtualiza-se os recursos não-essenciais e mantém-se apenas os serviços mais críticos rodando na infraestrutura Colocation.

Há ainda outros, é claro, mas o foco desse artigo é entender o que realmente vai delinear a sua decisão pelo data center ideal.

Aqui, apesar do custo ser uma métrica de destaque, ele não deve ser a âncora da decisão. Afinal, pense no data center como a base para uma operação produtiva e escalável.

Se você optar apenas por custos baixos, pode estar se metendo em uma posição limitada em relação ao futuro, reduzindo o potencial de crescimento.

Portanto, em sua lista de prioridades a serem levadas em conta, considere:

Segurança

Dados são a alma de um negócio, pelo menos no presente e definitivamente no futuro.

Portanto, protegê-los é uma missão das mais críticas e importantes quando falamos do seu data center ideal. Por isso, é preciso analisar as condições de segurança que as opções possibilitam.

O provedor que você escolheu como alternativa para o Colocation possui uma infraestrutura de padrão internacional, como a Ascenty? Esse é um dos cuidados que você deve sempre se atentar.

E para aumentar ainda mais a segurança, a Ascenty conta com os modelos de contratação de Áreas de Dedicadas e Cages, que é muito procurado pelo setor financeiro. Ambos os modelos contam com os quesitos de segurança e flexibilidade que a sua empresa precisa para crescer.

No caso da opção Cloud, você deve saber que por mais que o banco de dados estejam protegidos como um todo, caberá à sua empresa fechar as possíveis brechas para entrada em seu ambiente de dados. Sua empresa terá know-how ou capacidade de investimento para isso? Pense bem!

Eficiência da equipe e implantação

O Data Center faz parte da empresa requer uma atenção especial, afinal trata-se de uma tecnologia totalmente única. Seus cuidados vão além da sua blindagem contra ameaças, se expandindo ao dia a dia produtivo.

E se os seus funcionários tiverem dúvidas ou problemas que, por menores que sejam, atrapalhem o andamento da operação?

É preciso contar com gente especializada no assunto e por canais que facilitem seu dia a dia: chatbots, help desks, telefone ou suporte presencial. No caso do Colocation, destaca-se ainda a importância do Smart Hands.

Um provedor de Colocation de ponta tem esse know-how à sua disposição, com nível de serviço acordado em SLAs bem amarrados, como a Ascenty faz. É um bônus que facilita não apenas o suporte, mas a implantação de todo ambiente de TI.

Disponibilidade dos Serviços

A alta disponibilidade depende de uma série de fatores, como alta redundância, baixa latência, boa conectividade, bem como a integração de diferentes serviços no provedor. 

Isso tudo, junto de um monitoramento próximo da infraestrutura garante que seu nível de entrega, como ativo tecnológico, seja satisfatório e estável ao máximo.

Localização do parceiro

Afinal, por que a localização do provedor importa? Ao escolher, por exemplo, um serviço Colocation, quanto maior a mais diversificada a infraestrutura do provedor for, maior a sua disponibilidade.

Em operações que necessitam, hipoteticamente, de 2 data centers, é possível posicioná-los em diferentes locais. Dessa forma, além de potencializar sua segurança, você aumenta a redundância da infraestrutura. 

A Ascenty, por exemplo, possui mais de 22 unidades de data centers. É a maior infraestrutura do tipo em toda América Latina. Além disso, toda essa operação é sustentada por uma rede de cabos de fibra óptica de mais de 4500 km².

Essa abrangência é potencializada com a parceria da Ascenty e a Digital Realty. Com ela, é possível manter altos níveis de conectividade e eficiência para clientes em todos os cantos dos principais polos industriais e comerciais do país e do mundo.

Certificações

Você sabia que as certificações do provedor podem atestar sua expertise com o gerenciamento dos data centers? Por isso, são itens de essencial importância na sua escolha pelo data center ideal.

Verifique se a empresa escolhida para ser parceira possui as principais certificações do mercado, incluindo algumas complementares como a 14.001 de meio ambiente.

Dessa forma, você terá confiança total no serviço oferecido. A Ascenty, por exemplo, conta com algumas dessas certificações:

  • Tier III Design/Tier III Facilities;
  • TÜV;
  • ISAE 3402/SSAE 18;
  • ISO 27001;
  • ISO 20000;
  • PCI-DSS;
  • ISO 14001;
  • ISO 37001.


São garantias de que os dados, o nível de serviço e toda infraestrutura digital da sua empresa à cargo da Ascenty estarão sob completa segurança, com suporte estratégico e de ponta a ponta.

Conte com a Ascenty para ofertar o Data Center ideal para sua empresa

Agora, é hora de pensar a respeito das opções e colocá-las ao lado destes pontos-chaves.

A Ascenty se destaca na prestação deste serviço pois, desde o começo de sua operação, aposta em entregar um serviço completo aos clientes. Sabemos o que você precisa, como precisa e quanto precisa. E estamos dispostos a ajudar você a conseguir.

A escolha do data center ideal não deveria ser um dilema entre a opção mais barata e a mais eficiente. Não, na verdade, deveria apontar para uma opção que una o melhor desses dois mundos e de outros mais: algo que a Ascenty possibilita.

A maior infraestrutura de Data Centers está à disposição do seu negócio para fornecer um ambiente digital de primeira, com padrão internacional, máxima segurança e alta escalabilidade.

E então, que tal tomar a melhor decisão para sua empresa? Escolha o data center ideal com a Ascenty, fale com nossos especialistas e entenda como!