Como a terceirização de Data Center gera benefícios para o setor financeiro

Que tal ouvir o nosso conteúdo?

Se dentro do setor financeiro as questões em torno de tecnologia e infraestrutura de TI já avançam, em muito se deve pela terceirização dos Data Centers. Não por menos, de acordo com um veículo americano especializado no setor, a chegada das transações eletrônicas causou uma verdadeira revolução no uso dos bancos de dados.

Não é à toa que, por exemplo, a demanda por uma interconexão de redes confiável cresceu tanto.

Atender uma demanda tão exigente por soluções complexas e que, a cada dia, se torna maior, é um grande desafio.

É por isso mesmo que o setor financeiro encontrou na terceirização de Data Center uma solução aliada de seus objetivos. Afinal, trata-se de uma alternativa que oferece liberdade de crescimento escalável na medida que os negócios do setor precisam: ilimitado.

E claro, unir isso aos serviços de uma empresa consolidada no mercado e com uma infraestrutura de Data Center robusta, apoiada por todo um ecossistema de conectividade, é como “unir a fome à vontade de comer”.

Que tal entender mais sobre essa relação e como a terceirização de Data Center pode trazer benefícios incríveis ao setor financeiro? Continue a leitura para aprender mais!

Setor financeiro e suas particularidades em relação aos Data Centers


É um fato que o uso de dados digitais cresceu enormemente no mundo todo — inclusive e principalmente no setor financeiro.

Se levarmos em conta, por exemplo, os bancos tradicionais, é possível visualizar uma guinada em direção à tecnologia iniciada a poucos anos atrás.

Agora, todas as instituições oferecem apps repletos de recursos que possibilitam diversos tipos de transações, que são feitas a cada minuto por milhões de pessoas. Transferências, pagamentos, poupanças, investimentos, cadastros. Uma quantidade de dados que cresce exponencialmente.

Além disso, claro, temos todo um ambiente de empresas do setor, como seguradoras, todo ecossistema de pagamentos eletrônicos e, claro, o mercado da bolsa de valores.

Todo esse ambiente ocupando uma considerável fatia do ambiente digital e, especialmente pelo seu teor valioso, necessitando de infraestrutura capacitada. Essa característica está totalmente atrelada, ainda, à alta demanda do setor por serviços de TI.

Nesse cenário, a compra e administração dos próprios data centers se mostra bem infrutífera. Em vários casos, apenas os custos de manutenção já não compensam. Coloque na conta ainda os gastos relacionados, como os de update de hardware e pronto, temos um investimento que não vale a pena.

O que vale a pena, e que traz benefícios ao setor, é a terceirização de Data Center.

Justamente porque possibilita vários pontos-chaves na relação do setor financeiro com o ambiente tecnológico e digital, como a disponibilidade para as operações e segurança da informação.

A importância da terceirização de Data Center para o setor financeiro

24 x 7 x 365

Se há um setor do mercado no mundo que segue esses números à regra é o financeiro. Dinheiro e suas transações variáveis alcançam todos os cantos do mundo, vencendo barreiras burocráticas, de câmbio e de fuso-horário. Cada ação, uma reação e um novo conjunto de dados.

Entende por que a disponibilidade é um item tão importante?

Com a terceirização de Data Center, esse ponto é uma realidade, proporcionando maior confiança para que as empresas continuem produtivas,  crescendo e oferecendo o melhor serviço aos clientes.

Esse justamente é um fator: serviços.

Cada vez mais, o setor financeiro depende de uma cadeia fortalecida de canais e serviços em plataformas interconectadas. Muito além de clientes, migram por esse ecossistema os fornecedores, prestadores de serviço e parceiros da empresa.

Em vários casos, ainda, há a necessidade de se ajustar diante das regulamentações, o que exige um malabarismo de desenvolvimento por parte da equipe de TI — e claro, do banco de dados, da infraestrutura tecnológica e das interconexões.

Para finalizar, deve ser considerado também o nível de exigência dos consumidores. Gestão de finanças e pagamento online devem instantâneos, facilitados e ainda assim muito seguros. Construir cada uma dessas camadas de entrega é um verdadeiro desafio para as empresas, bancos, instituições e fintechs, porém possível.

Graças à terceirização de Data Center, que oferece um ambiente flexível para lidar com essa necessidade de crescimento e desenvolvimento em um ambiente volátil e expansivo.

Muito além disso, o setor financeiro promove conveniência. Esse é um ponto-chave, apenas alcançado com uma união de características, como segurança e estabilidade.

Trata-se de um ambiente expansivo, que necessita da solução de terceirização de Data Center para ter confiabilidade, suporte técnico e disponibilidade sempre.

Terceirização de Data Center = resultados para o setor financeiro

Claro que quando falamos do setor financeiro, uma palavra vem à mente: resultados. É preciso potencializar, maximizar, desenvolver. É preciso sempre melhorar. Com a terceirização de Data Center é isso que as empresas ganham.

Também contam com disponibilidade, mais capacidade e eficiência dos data centers. Assim, eliminam toda capacidade ociosa e o superdimensionamento, melhorando a rapidez e a eficiência das operações, o que reduz também os custos.

As empresas que optam por essa solução também reduzem os riscos de ameaças e invasões, justamente por contar com a parceria de uma empresa especializada.

Esse ponto, inclusive, é de se destacar:

Ao optar pela terceirização de Data Center, sua empresa conta com um suporte completo e total, alinhado com as necessidades do seu negócio. Afinal, a gestão da infraestrutura de TI deve estar no mesmo ritmo das operações da organização.

O setor financeiro é complexo: um emaranhado de operações de missão-crítica que carece de um ambiente disponível para florescer. Segurança, estabilidade, escalabilidade e robustez para tocar o dia a dia e, nesse local, encontrar espaço para crescer.

É o que a terceirização de Data Center pode promover ao seu negócio financeiro.

Um parceiro para hospedar seus dados, servidores e fortalecer sua infraestrutura de TI não apenas com hardware, mas com know-how de ponta.

Quer entender como esses benefícios podem ser traduzidos para o dia a dia da sua empresa?

Converse com um dos especialistas da Ascenty e descubra mais sobre o potencial da terceirização de Data Center para o seu negócio!