Benefícios da Cloud Computing para empresas

A Computação em Nuvem ou Cloud Computing vem trazendo, ao longo dos últimos anos, uma série de benefícios às empresas que a adotaram, seja na forma de serviços via nuvem privada, mantidos em infraestrutura própria, via nuvem pública, com serviços hospedados em Data Centers ou prestados por terceiros ou de forma híbrida combinando e integrando os dois tipos de serviços. Em todos esses casos, a nuvem oferece uma série de benefícios para as empresas que o utilizam.

O principal deles é, sem dúvida, a economia de escala proporcionada pela especialização dos serviços, em particular no caso de hospedagem em Data Centers ou serviços prestados por terceiros. Nesses casos, a virtualização é levada ao extremo permitindo que cada cliente utilize exatamente aquilo que necessita e pague só por isso, podendo crescer seus recursos conforme o crescimento de seu negócio. Por sua vez, os fornecedores conseguem alavancar seus recursos computacionais de tal forma que os custos se reduzem sensivelmente, oferecendo grande flexibilidade aos seus clientes com incrementos ou mesmo redução de recursos utilizados (CPU, memória, armazenamento) de forma rápida e simples.

Os benefícios, entretanto, não se limitam a isso, abrangendo uma série de outros benefícios do cloud para empresas. Vejamos algumas dessas vantagens a seguir. Acompanhe:

1. Otimização
Sem precisar se preocupar com tarefas altamente operacionais relacionadas à manutenção e suporte dos serviços de TI, as equipes da área podem se concentrar mais em tarefas ligadas à inovação e de caráter mais estratégico contribuindo com um aumento na maturidade da instituição e na exploração de novas oportunidades. O resultado é uma clara otimização da utilização da equipe de TI.

2. Flexibilidade
Desde o início da utilização da virtualização, as empresas perceberam que recursos computacionais devem ser utilizados da forma mais racional possível observando o grande dinamismo do mercado. Para muitas empresas, certos momentos representam uma grande necessidade de recursos computacionais, seguidos por períodos de relativa ociosidade. É o caso, por exemplo, de empresas de venda de ingressos, que antes de um espetáculo experimentam picos de tráfego seguidos de um movimento muito pequeno.

A Computação em Nuvem permite um máximo de flexibilidade para essas situações levando a virtualização um passo além: enquanto na mera virtualização os recursos computacionais são divididos entre os diversos serviços de uma empresa, na Cloud Computing eles podem ser divididos entre vários clientes permitindo um uso extremamente racional.

3. Facilidade de acesso
A lógica do acesso aos dados a qualquer hora e de qualquer lugar virou praticamente um lema da Nuvem representando toda a sua portabilidade. Isso se associa a uma série de recursos de segurança, como a realização de backups diários, redundância e alta disponibilidade.

4. Sustentabilidade
Esse benefício pode não ser o principal foco de muitas empresas, mas o planeta agradece! Com a economia em escala, recursos energéticos significativos são poupados, inclusive para fins de refrigeração gerando um menor impacto ambiental.

Mas, não é só por meio da centralização que recursos são economizados. Com a facilidade de compartilhamento e acesso a documentos de qualquer lugar e plataforma, muitas impressões se tornam desnecessárias reduzindo as necessidades de consumo de papel e outros recursos.

5. Segurança e confiabilidade
Também é preciso levar em consideração que nos ambientes de Data Centers todos os cuidados com segurança das informações são tomados com o gerenciamento de praticamente todos os riscos e uma garantia de disponibilidade supervisionada por verdadeiras equipes de profissionais certificados e extremamente capacitados.

No final das contas, os benefícios são muitos e em muitas áreas. De maneira geral, o ROI (Returno f Investment, ou retorno do investimento) do uso da Cloud Computing para empresas é extremamente vantajoso justificando sua utilização na quase totalidade dos casos.