A importância do Last Mile para se chegar a uma Cable Landing Station

Que tal ouvir o nosso conteúdo?

Nos dias atuais, todas as empresas, independentemente do porte, dependem da conexão com a internet e, em muitos lugares esse acesso pode ser limitado ou até mesmo nem existir. Nesses casos, a conexão Last Mile pode ser a solução definitiva para a conexão entre os usuários e o ponto mais próximo da internet, uma estação de aterrisagem de cabos, ou, no original em inglês, uma Cable Landing Station (CLS). 

Neste artigo, iremos falar como o serviço Last Mile pode auxiliar nesse tipo de interconexão com os Datas Centers das organizações, garantindo a baixa latência, alta capacidade e custo reduzido. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Cable Landing Station: entenda mais a respeito dessa tecnologia 

Nos dias atuais, os cabos submarinos são a solução encontrada para interconectar diferentes estados, países e continentes e sua chegada em terra firme acontece em uma estação terrestre, a Cable Landing Station (CLS). Atualmente, em solo brasileiro, temos seis cabos submarinos funcionando, conectados em três estações distintas: Praia Grande (SP), Praia do Futuro (CE) e no Rio de Janeiro (RJ).  

Ou seja, de maneira geral, a função desses cabos é transmitir sinais de telecomunicações por longas distâncias. E essa transmissão de dados, seja de voz, imagem ou mensagem de texto, é feita por meio de fibra ótica. 

Na estação terrestre estão os equipamentos responsáveis por regenerar o sinal ótico e de multiplexação dos sinais, garantindo que a informação seja transmitida, com baixa latência, entre os diferentes usuários e as operadoras

Com o crescimento do tráfego de dados ao redor do mundo, é muito importante para as empresas que desejam se manter competitivas no mercado terem acesso a redes com alta capacidade, baixa latência, altos níveis de segurança e confiabilidade. O melhor modo de garantir isso é estar conectado a uma Cable Landing Station. 

Vale ressaltar que os cabos submarinos apresentam muitas vantagens quando comparados aos satélites. Um exemplo prático disso é que as tempestades ou as chuvas fortes não afetam o sinal e o tráfego de dados, que chega a ser até mil vezes mais veloz e apresenta um custo muito menor para as empresas.

Last Mile: como o serviço auxilia nesse caso 

Last mile, ou última milha, em tradução livre, é um termo utilizado para caracterizar o ponto de ligação entre os provedores de acesso à internet e os clientes, partindo de uma Cable Landing Station, o que pode ser uma oferta de capacidade ou até mesmo fibras dedicadas (Dark Fiber). 

Essa é uma das mais modernas soluções para a transmissão de dados ponto a ponto. Assim, quando uma operadora de telecomunicações não possui uma infraestrutura de fibra ótica, ela contrata a “última milha” de uma empresa que realize o serviço, por meio físico ou por conexões wireless, de entrega de sinal para o cliente final da operadora ou do provedor de acesso à internet.

Contratar o serviço de Last Mile é altamente vantajoso para as operadoras e provedores que desejam alcançar os clientes das áreas mais remotas e aumentar a sua competitividade. Além de conseguirem a garantia de um melhor aproveitamento de todos os recursos de uma infraestrutura, sem se preocuparem com investimentos e manutenções caras e problemas burocráticos, dentre outros fatores, há a redução de custos e o aumento da escalabilidade da rede. 

Para atender essa necessidade do mercado, a Ascenty oferece a solução Last Mile e, com ela, sua empresa poderá levar seus serviços aos clientes mais distantes por meio de um ecossistema totalmente interconectado, que permite diferentes tipos de interconexão e uma infraestrutura de mais de 4.500 km de rede de fibra óptica e 100% própria. 

Além da total adequação, sem a necessidade de adaptações e/ou conversores, com a conexão Last Mile da Ascenty, sua empresa ainda pode contar com:

·        Interconexão com ISPs.

·        Conexões de qualidade.

·        Múltiplas velocidades.

·        Estabilidade do serviço.

·        Maior capilaridade.

·        Diversas opções de disponibilidade e abordagem.

·        Fibras dedicadas (Dark Fiber). 

A Ascenty garante excelência, profissionalismo e rapidez na implantação e nos upgrades, assim como fácil configuração, possibilidade de contratação de múltiplas ISPs e transporte eficiente de dados com otimização de pacotes e protocolos 

Quer saber mais sobre o assunto e levar seus serviços a mais clientes, com qualidade e suporte de uma equipe comercial altamente qualificada e com total foco nas operadoras e provedores?  Agende uma reunião com um de nossos especialistas. Iremos ajudar a sua empresa.