A importância da conexão para o uso da multicloud

Que tal ouvir o nosso conteúdo?

A computação em nuvem é a solução adotada por vários negócios para reduzir custos, aumentar a produtividade e ganhar em escalabilidade, entre outros fatores. No entanto, frequentemente, é preciso optar por mais de um fornecedor — estabelecendo o conceito de multicloud.

Esse quadro ocorre quando deixa de ser interessante que apenas um provedor ou uma solução de cloud atenda a todas as demandas da empresa. Assim, o cenário de multicloud é a melhor alternativa. Para que todos os ambientes funcionem perfeitamente, a existência de uma conexão de alta qualidade é imprescindível.

Quer entender como a multicloud, cloud híbrida, boa conexão e o seu negócio se relacionam? Acompanhe até o fim desse artigo!

O funcionamento da multicloud

A multicloud é a combinação de diferentes provedores e serviços de nuvem, buscando máxima performance em cada uma das aplicações. Ao combinar ambientes distintos de nuvem, é possível extrair o melhor de cada fornecedor e alcançar máxima capacidade, segurança e flexibilidade.

Uma estrutura em multicloud pode envolver nuvens privadas, públicas ou híbridas, além dos modelos Software as a Service (SaaS), Platform as a Service (PaaS) e Infrastructure as a Service (IaaS).

As diferenças entre multicloud e cloud híbrida

Os dois conceitos são parecidos, mas podemos fazer algumas diferenciações. Primeiramente, a cloud híbrida pressupõe o uso de mais de uma opção de nuvem, isto é, a nuvem pública e a nuvem privada.

Na multicloud, porém, podem ser usadas duas nuvens do mesmo tipo, desde que fornecidas por empresas diferentes.

Outro ponto é que nem sempre existe interdependência na solução multicloud, enquanto na nuvem híbrida isso é inevitável. Na nuvem híbrida, os dois ambientes são, obrigatoriamente, orquestrados e integrados de alguma forma. Na multicloud, os ambientes podem ser independentes.

Vale ressaltar também que os dois conceitos não são excludentes. É possível ter apenas a cloud híbrida, apenas a multicloud ou uma combinação das duas, isto é, uma cloud híbrida que faz parte dos serviços de computação em nuvem contratados pela empresa.

Os benefícios da multicloud para a área de TI

Segundo previsões do IDC para a América Latina, os 4 maiores provedores de Cloud vão dominar 70% do mercado de IasS e PaaS até 2022. No entanto, até 2024, 80% das 1000 maiores empresas da região vão utilizar multicloud para fugir do lock in, isto é, a limitação da performance causada pelo baixo desempenho de um fornecedor.

Isso significa que a tendência da multicloud já é evidente em muitos negócios. O primeiro motivo para adotar a multicloud já foi citado — ao adotar clouds diferentes, a empresa fica menos propensa às limitações de cada fornecedor. Conheça mais sobre os benefícios do modelo.

Redução de custos

Ao ficar livre para combinar os serviços mais atrativos de cada fornecedor em vez de ficar preso a um único provedor, é possível reduzir custos consideravelmente.

Além disso, a combinação de fornecedores permite a personalização das soluções para a realidade do seu negócio. Com isso, a empresa consegue adaptar a tecnologia para seus processos e ganhar em agilidade, reduzindo os custos.

Segurança

A multicloud garante maior segurança na medida que permite o uso da solução mais adequada para cada tipo de dado ou operação da empresa. Por exemplo, itens críticos podem ser armazenados em uma nuvem privada com alto nível de segurança, enquanto outros sistemas estão na nuvem pública.

Autonomia e flexibilidade

Com a multicloud, você não fica dependente da performance e do atendimento de um único fornecedor. A empresa ganha em flexibilidade e versatilidade, conseguindo atingir desempenho máximo.

Esse desempenho na multicloud, obviamente, está ligado à performance da conexão utilizada.

Conexão como chave do sucesso para a Cloud

Todos esses benefícios só serão de fato alcançados se a sua empresa contar com uma conexão impecável. Os serviços de nuvem são altamente dependentes da conectividade e, atualmente, não basta as empresas terem acesso à multicloud.

É necessário que a conexão seja rápida, com qualidade e segura para dar suporte a todas as áreas que usam o serviço. Com o aumento do uso das nuvens, muitas das tarefas executadas no dia a dia da empresa ficam totalmente dependentes da velocidade e da disponibilidade da conexão.

Por isso, além de selecionar os fornecedores que melhor atendem às necessidades do seu negócio, lembre-se de verificar também a forma de conexão a ser utilizada. Se isso passar despercebido, todo o esforço para adoção da multicloud pode ir por água abaixo.

Os problemas trazidos pela falta de conectividade

A falta de conectividade, com quedas constantes, pode levar a atrasos ou até mesmo interrupção completa dos serviços da empresa. A instabilidade da conexão também pode levar a um problema de imagem. Isso pode acontecer, por exemplo, se um cliente liga para fazer um pedido e, bem na hora, o vendedor não consegue acessar o sistema.

A latência, isto é, o tempo entre o envio e o recebimento da informação via internet também é um indicador fundamental. Se houver demora na troca, podem surgir gargalos e até paradas na operação da empresa, gerando prejuízos para o negócio.

Enfim, a conectividade é essencial para garantir todos os benefícios possíveis com a multicloud. Para obter o melhor retorno sobre seus investimentos em Cloud, dê atenção especial a esse tópico na hora de escolher os fornecedores!

Quer saber qual o melhor cenário para a sua empresa? Fale com os especialistas da Ascenty!